Percebi desde o rótulo que não se tratava de uma stout, e sim de uma malzbier, uma vez que vem com as inscrições na lateral: "CERVEJA ESCURA DO TIPO STOUT DE FERMENTAÇÃO BAIXA". Desde quando stout é uma cerveja de fermentação baixa ? Enfim, vamos às notas e percepções:
Cerveja negra, de creme bege bem escuro, de média densidade e pouquíssimo persistente, restando apenas o famoso "belgian lace" pouco tempo depois de vertida na taça. Mas poucos minutos depois, o creme some completamente. O aroma é adocicado, bem artificial, com notas que me remeteram a biotônico fontora e refrigerante de guaraná. O sabor (bastante doce, chegando a ser enjoativo) acompanha, com acréscimo de xarope. O torrado beira o imperceptível, tanto que, em alguns momentos, não percebi sua presença. É leve e bem efervescente, passando longe das características de uma stout.
Cor marrom muito escuro, quase preto.
Boa formação de espuma porém sumiu sem que eu percebesse de tão rápido.
Aroma sutil de malte e caramelo, também senti um fundo acético,
Baixíssimo corpo.
Pouca carbonatação.
O sabor é doce. Faltou um lúpulo e um pouco mais de corpo.
Coloração preta/vermelha contra a luz. Espuma bege intensa, até que persiste. Aroma DMS horrível. Sabor de caramelo, enjoativa. De Stout não tem nada, parece Malzbier. Aliás, o envase tem o título de Stout, mas a receita indica baixa fermentação. Nenhum conhecimento sobre cervejas aqui...