Outra da incrível série especial da Way, destinada a apresentar três lúpulos diferentes com a mesma base de fórmula.
Dourada, escura, translúcida. Creme raso, leitoso e duradouro. No aroma, leite, malte, fermento. No sabor, malte, com final doce e longo.
Parte to projeto da Way de produzir American Pale Ales com single hops para uma sessão de degustação.
Cor âmbar, fez 3 dedos de espuma com duração média e bolhas que grudaram na parede do copo. Esta aqui também apresentou algumas partículas flutuantes.
Aroma leve floral e com notas de mel-baunilha. Seu aroma foi mais sutíl que que as outras.
Gosto seco e amargo, mas mais maltado em comparação com suas companheiras. Toques de resina e pômelo.
Corpo de médio a robusto com baixa carbonatação.
Entre as 3, esta aqui foi a que menos brilhou dado seu carácter mediano em todos os quesitos.
Inicialmente, destaque-se a brilhante iniciativa da Way de produzir essas cervejas, possibilitando uma degustação comparativa e, é claro, muito aprendizado. Parabéns, Way, por essa "beer evangelização"!
As três cervejas desse "single hop project" serão avaliadas abaixo:
APARÊNCIA: é a mesma nas três, com variações mínimas. Coloração âmbar, típica do estilo, com espuma de média formação e duração.
AROMA, SABOR E SENSAÇÃO: aqui há muitas diferenças entre cada exemplar. Vejamos:
a) Citra: aroma não se desprende tão facilmente. Predomínio absoluto do lúpulo. Notas de mato, erva, capim-limão, laranja e maracujá. Sabor muito bom.
b) Cascade: equilíbrio entre lúpulo (floral), malte e levedura. Mais seca e amarga que as demais.
c) Amarillo: parece uma mistura dos dois lúpulos anteriores. Notas lupuladas (floral, maracujá, erva, mato), além de malte e levedura. Seca e amarga com média intensidade.
CONJUNTO: os três exemplares são muito bons. No Citra, há um predomínio absoluto do lúpulo; porém, o conjunto talvez seja um pouco suave para uma APA. No Cascade e no Amarillo, o malte e a levedura também são notados, proporcionando um conjunto mais equilibrado, mas não que isso necessariamente represente uma vantagem. É tudo uma questão de gosto pessoal.
Notas:
Citra: ARO 8, APA 3, SAB 15, SEN 4, CON 7 = TOT 3,7
Cascade: ARO 7, APA 3, SAB 13, SEN 3, CON 6 = TOT 3,2
Amarillo: ARO 8, APA 3, SAB 14, SEN 3, CON 7 = TOT 3,5
Cerveja âmbar, levíssima turbidez, espuma abundante de média duração. Média carbonatação. No aroma, adocicado, resinoso, levemente cítrico, caramelo e lúpulo. Presença mais perceptível do malte em relação às outras da série. Sabor com amargor intenso, resinoso, com forte domínio do lúpulo. Retrogosto com intenso amargor e longa duração. Das as três da série, a mais clássica, mais seca e encorpada.
Coloração âmbar. Creme medianamente denso e consistente. Notas florais do lúpulo e notas de caramelo no aroma. Efervescência entre média e alta e corpo entre médio e baixo. Final ruim (como as outras da edição). Boa breja.