Coloração marrom, com certa translucidez contra a luz, com espuma levemente escurecida de média formação. Aroma tostado com um toque herbáceo. No sabor uma cerveja consistente, iniciando com um leve adocicado, levemente caramelo, sendo o toque tostado marcante, finalizando com um bom amargor de lúpulo herbáceo. Bom corpo. Um cerveja agradável.
Essa Jackie Brown é uma American Brown Ale produzida pela cervejaria cigana Mikkeller. Essa aqui foi produzida na De Proef Brouwerij, na Bélgica. Possui um visual robusto e sofisticado. Sua coloração é marrom escura, cor de madeira e praticamente preta. Até pela sua escuridão, é totalmente opaca e não demonstra nem sedimentos, nem veios de efervescência. Formou uma camada muito alta, volumosa e densa de espuma bege, cremosa, que assentou bem lentamente, trazendo relevo e deixando muito lacing aderido nas laterais.
Aroma extremamente rico, potente, saboroso, trazendo muitas notas robustas, seja de malte, seja de lúpulos (notavelmente Simcoe e Centennial). Complexidade bem elevada. Notas de casca de pão, cereal queimado, pão preto/centeio, toffee, café, chocolate, madeira/defumação, castanhas, frutas secas (ameixas, passas), noz moscada, baunilha, açúcar mascavo. Buquê fenomenal. Se trouxesse mais álcool e mais característica vinosa, teria recebido um 10/10. Absolutamente sem off-flavors. Excelente. Evolui consideravelmente à medida que esquenta.
Na boca, a cerveja continua extraordinária. Traz de forma harmoniosa, uma vasta gama de sensações: muito malte queimado e adocicado, com perfil seco e adstringente, remetendo a madeira e a nozes/avelãs; muito lúpulo cítrico, frutado (leve maracujá), temperado; pontadas de acidez láctica; condimentos/fenóis de noz moscada. Não há equilíbrio. As notas transbordam para todos os lados, sem enjoar. Retrogosto bem seco, defumado, duradouro, muito saboroso, trazendo torra, madeira, chocolate amargo, café espresso e picância de lúpulo. Cerveja de corpo médio, macio e aveludado. Ficaria perfeita se mais viscosa e oleosa. Carbonatação média/baixa, que contribui para a textura e não interfere em nada na complexidade de notas. Álcool discreto, pouco notável. Drinkability muito boa. A cerveja é intensa, rica em notas e possui perfil muito mais Sipping Beer do que Session. No entanto, como vertente American de uma Brown Ale, ela traz muito lúpulo e isso confere um perfil cítrico, picante e refrescante ao conjunto, tornando mais fácil de se beber em quantidade. Também não pesa em álcool e isso contribui positivamente.
Estupenda Brown Ale. Esbanjadora em lúpulo, fenomenal em malte. Exagerada como uma American, minuciosa como uma Mikkeller. É difícil encontrar o que criticar. Talvez faltou um perfil mais alcoólico, mais vinoso e mais licoroso. Isso faz a cerveja perder pontos em aroma e textura. Incrivelmente é uma cerveja com muita personalidade e ainda muito fácil de beber. Definitivamente recomendada. Classe A!!!
No copo tem a coloração marrom bem turvo. Espuma alta de longa duração e também marrom.
Aroma forte. O gosto tem um começo de amargo do malte queimado mas deixa uma sensação muito gostosa na boca. Ao final permanece o sabor amargo do malte torrado.
Espuma densa e perene, de alta formação e boa permanência, em dois dedos, marcando e formando belos laços nas laterais do copo.
Aroma bem forte de caramelo, baunilha, maltês torrados e alcaçuz.
Sabor inicialmente amargo dos maltes torrados e lúpulos, mesclado por um suave e assertivo de caramelo e alcaçuz. Final ríspido, seco e levemente salgado.