Cadastre-se

Stone Sublimely Self-Righteous Ale

Flavio Roese 08 de Agosto de 2011
 
4.3 (10)
2431   0   4  

Avaliações dos usuários

4 avaliações com 5 estrelas

10 avaliações

 
(4)
 
(6)
3 estrelas
 
(0)
2 estrelas
 
(0)
1 estrela
 
(0)
Avaliação Geral 
 
4.3
Aroma 
 
9/10  (10)
Aparência 
 
5/5  (10)
Sabor 
 
17/20  (10)
Sensação 
 
4/5  (10)
Conjunto 
 
9/10  (10)
Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou .
De volta ao item
4 resultados - mostrando 1 - 4
Ordenar
Avaliação Geral 
 
4.6
Aroma 
 
9/10
Aparência 
 
5/5
Sabor 
 
18/20
Sensação 
 
5/5
Conjunto 
 
9/10
Extremamente aclamada no meio cervejeiro, a "Stone Brewing Co" é uma das mais respeitadas microcervejarias americanas. Fundada em 1996 na cidade de San Marcos, Califórnia, teve a sede transferida em 2005 para Escondido, no mesmo estado, devido a construção de uma nova fábrica. Encabeçada por Greg Koch e Steve Wagner, a "Stone" tem sido assídua em colaborações com outras cervejarias, incluindo a brasileira "Bodebrown" e sua receita da elogiada "Cacau IPA". A "Stone" conta ainda com dois bistrôs e cerca de quatro lojas de produtos oficiais distribuídas aos arredores de San Diego.

O símbolo oficial da cervejaria é uma gárgula de pedra representando uma figura demoníaca. Segundo explicações oficiais, a intenção seria a mesma das antigas gárgulas e quimeras, ou seja: lembrar as pessoas que o mal está sempre presente e por isso um contínuo estado de vigilância deve ser mantido. Neste caso, a vigilância seria contra os demônios do mundo cervejeiro, especificamente os conservantes, adjuntos e aditivos.

A "Sublimely Self-Righteous Ale" foi lançada originalmente em 2007 em edição comemorativa dos 11 anos da cervejaria. Por causa do grande sucesso que obteve, em pouco tempo acabou entrando na linha fixa.

Líquido castanho escuro, virtualmente preto e opaco. O colarinho bege abundante exibe belíssima cremosidade e longa duração.

Aroma intenso, incrivelmente marcado por traços frutados e herbáceos de lúpulo. Nuances de laranja caramelizada, tangerina e maracujá vão dando lugar a forte pegada de pinho e grama conforme o tempo passa. Há ainda sutil toque mentolado além de uma discretíssima torrefação. Talvez de olhos fechados seria difícil supor tratar-se uma IPA escura. Fabuloso!

Ao paladar, logo se vê uma cerveja de extrema presença. De corpo médio/alto entrega estupendo equilíbrio entre o dulçor tostado do malte e o resinoso amargor de lúpulo. Notório gosto de grama atravessa o palato junto a toques de pinho e sumo de casca de laranja, o que gera suave adstringência. Aveludada, na boca apresenta carbonatação mediana com sensação alcoólica bem resolvida. O final amargo reúne apetitoso sabor de lúpulo conjugado a esparsas notas de torrefação, remetendo de leve a um pão queimado. Herbáceo e resinoso, o retrogosto tem média persistência.

Cerveja sólida de execução muito competente. Tomando por base unicamente as impressões desta cerveja, só posso dizer que todo o 'hype' que envolve a "Stone" provavelmente se justifica. Se tiver a oportunidade, não deixe de experimentar.

Detalhes

Degustada em
08/Junho/2014
Envasamento
Volume em ml
355 ml
Onde comprou
Mala Amiga
Preço
R$ 44,50 incluíndo o frete
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
(Atualizado: 26 de Dezembro de 2013)
Avaliação Geral 
 
4.5
Aroma 
 
9/10
Aparência 
 
5/5
Sabor 
 
17/20
Sensação 
 
5/5
Conjunto 
 
9/10
Mas que bela Black IPA (IBA). Mais um prodígio da Cervejaria Stone. No copo, ela exibe uma coloração totalmente negra e opaca, com reflexos um pouco marrons/avermelhados. Até pelo tom escuro, não deixa transparecer nem sedimentos, nem efervescência. Forma uma camada alta e volumosa de espuma bege, macia, cremosa, com pequeninas bolhas e que foi assentando apenas lentamente no copo, mas que não sumiu e deixou restar uma fina fatia até o final do copo. Deixa um pouco de rastro de lacing nas laterais.

Quanto ao aroma, essa é uma cerveja que logo demonstra muita potência. Forte carga lupulada presente desde a abertura da garrafa (Chinook, Simcoe e Amarillo), com notas de frutas cítricas, como maracujá, abacaxi, laranja, grapefruit, além de grama, pinha/resinoso, aniz/menta. Base maltada menos aparente (fica mais nítida com o aumento da temperatura), mas ainda assim presente, trazendo um pouco de malte tostado, café, chocolate, madeira e frutas escuras (ameixas). Conjunto sem off-flavors, extremamente saboroso, dominado no começo por lúpulo, mas no final por tons tostados.

Na boca, a profunda doçura inicial do malte é logo deixada em segundo plano devido a um amargor extremo e resinoso, muita pinha, eucalipto e herbal, que acabam predominando no gole, afinal de contas é uma IPA (ou IBA) e da Stone. O dulçor remete a chocolate ou um pouco de toffee, syrup e açúcar queimado. Final bem doce, denso e melado. Picância proveniente tanto de lúpulos quanto de álcool, esquentando discretamente e remetendo a menta e aniz. Retrogosto prolongado, seco, cítrico e muito defumado, com muita sensação de malte tostado, espresso/chocolate, tons resinosos e lúpulo bruto/fresco/pellet. Cerveja de corpo sedoso, macio e aveludado. Carbonatação mediana, sem interferir no percepção das notas, porém refrescante e que contribui para a maciez. Álcool perceptível, mas muito bem inserido no conjunto. Drinkability boa, saborosa e refrescante, com uma secura final que chama novos goles, porém limitada pela personalidade forte da cerveja.

Essa Sublimely Self-Righteous Ale da Stone é uma senhora cerveja, uma fantástica India Black Ale (detesto usar o termo IPA para uma cerveja escura). Não seria errado classificá-la como Double IBA ou Imperial IBA, se bem que muitas IBA's costumam ser realmente potentes e exageradas como esta. Mas esse rótulo é um benchmark, uma referência no estilo. Raramente se vê uma cerveja desse tipo com tamanha harmonia entre lúpulo extremo e malte muito tostado e robusto (quase uma Stout). Mesmo com tanto dulçor, ela não enjoa, não cansa. A menos do teor alcoólico, dá para se tomar mais e mais deste rótulo. Cerveja completamente recomendada, que foi degustada já deixando saudades...

Detalhes

Degustada em
26/Dezembro/2013
Envasamento
Volume em ml
650 ml
Onde comprou
Mala amiga
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
Avaliação Geral 
 
4.6
Aroma 
 
9/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
19/20
Sensação 
 
5/5
Conjunto 
 
9/10
No copo verteu um líquido marrom escuro com um creme bege de boa formação e persistência. No olfato, trouxe notas de toffe, malte torrado, ameixas e figos, seguidas de aromas herbais, florais e bem cítricos, com toques de manga, grapefruit e maracujá. No paladar, apresentou uma boa dose de amargor cítrico e torrado, com sabores que sugestionam maracujá, café, baunilha e frutas escuras. Seu fim é longo, amargo e picante. O álcool está bem inserido no conjunto. Possui um corpo médio e carbonatação baixa. Enfim, belo exemplar do estilo Black IPA, essa cerveja entra, sem dúvidas, para o meu top 10. Alia muito bem o amargor cítrico do estilo IPA americano com toques torrados e frutados típicos de dark strong ales. Vale muito a degustação!

Detalhes

Degustada em
04/Setembro/2011
Envasamento
Volume em ml
600 ml
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 1 0
(Atualizado: 08 de Agosto de 2011)
Avaliação Geral 
 
4.5
Aroma 
 
9/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
18/20
Sensação 
 
5/5
Conjunto 
 
9/10
Alguns sites especializados classificam essa cerveja como uma Black IPA.Apesar de não ser um estilo padronizado, a classificação é bem adequada, pois a cerveja apresenta todos os elementos de uma IPA,junto com toques frutados e de malte torrado.
Cor negra, brilhante, sem translucidez.
Espuma cor bege de boa densidade.Ótima formação e boa duração.
Aroma de malte torrado, caramelo, presença do lúpulo bem destacada,herbal, leve toque defumado, frutas escuras secas(ameixa),baunilha, álcool e leve amadeirado.Aroma bastante complexo e bem lupulado.
No paladar malte torrado, caramelo, amargor acentuado, lúpulo, baunilha, chocolate, frutas escuras e álcool bem inserido.Bom corpo e baixa carbonatação.Retrogosto bem amargo.
Belíssima cerveja.Apesar dos 90 IBU,o lúpulo fica na medida ao lado do álcool, deixando espaço para deliciosos toques frutados,adocicados e de malte torrado.

Detalhes

Degustada em
06/Agosto/2011
Envasamento
Volume em ml
650 ml
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
4 resultados - mostrando 1 - 4

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]

Cadastre-se