Produzida desde 1979, a Old Speckled Hen foi feita a pedido da fábrica de carros britânica "MG" para celebrar os 50 anos da empresa. O nome da cerveja é uma referência ao apelido do pequeno veículo que realizava o transporte interno dos funcionários pela fábrica de automóveis. Como ele também transitava próximo ao setor de pintura, acabava ficando todo chapiscado de tinta, sendo então chamado pelos funcionários de "velha galinha salpicada" (Old Speckled Hen). Originalmente ela era feita pela bicentenária cervejaria "Morland", em Oxfordshire. Mas no ano 2000, logo após a gigante "Greene King Brewery" tê-la comprado, passou a ser produzida no condado de Suffolk.
A versão em lata vem com um "widget" fixado no fundo, que libera notrogênio assim que aberta.
Líquido translúcido de coloração rubro-acobreada. O creme é bege e muito cremoso, com média fromação e alta persistência.
O aroma é bastante maltado, levemente frutado e adocicado. Notas de caramelo remetem a marmelada, com leve toque de lúpulo ao fundo.
Encantadora, na boca acaricia a língua com seu corpo médio, textura cremosa e baixa carbonatação. O paladar é adocicado, trazendo malte caramelizado e leve toque de maçã, seguido por nuances mais sutis de cravo e toffee. Um suave amargor surge ao final, ligeiramente amadeirado. O aftertaste é marcado pela sutil presença de toffee e malte tostado.
Despretensiosa e saborosa, a Old Speckled Hen traz a essência da cerveja ale inglesa. Um verdadeiro clássico do mundo cervejeiro, quase que obrigatória.