Maior cervejaria da Rússia com 38% de 'market share', a "Baltika" começou a ser construída em 1978 na cidade de São Petersburgo só vindo a ser inaugurada em 1990, no ocaso da União Soviética. Com o advento de sua privatização tornou-se uma empresa de capital aberto em 1992 tendo como acionista majoritário o grupo "Baltic Beverages Holding". Ao final de 2006 fundiu-se com outras três cervejarias russas (Vena, Pikra and, Yarpivo) para em 2008 finalmente ser integrada ao mega conglomerado "Carlsberg Group".
A "Baltika 9" é uma cerveja da família 'Lager', estilo 'Malt Liquor' em que açúcares fermentáveis (neste caso xarope de maltose) são acrescentados com o fim de obter elevado teor alcoólico sem que haja necessidade de utilizar grande volume de malte.
Aroma neutro, praticamente inexistente. Sutil traço de lúpulo floral e maltose quase não dão as caras. Em comparação à outras 'malt liquor que degustei o ponto alto é a ausência daquela pegada forte de álcool e milho. Ponto pra ela!
Amarela pálida e cristalina, aparentemente em nada se diferencia de uma 'adjunct lager' qualquer. A espuma branca de formação mediana mostra ainda boa retenção.
O corpo é surpreendentemente leve para o estilo e o teor alcoólico elevado pouco se faz notar. Mais uma vez, ponto pra ela, que consegue ser forte sem agredir as mucosas e provocar caretas como tantas outras do mesmo estilo. Suave dulçor maltado incide um pouquinho mais projetado sobre o palato, precedendo um amargor leve equivalente ao de uma 'stardard american lager'. O final refrescante e - pasmem - aguado a aproxima ainda mais do perfil clássico de uma 'lager' de massa, tendo como únicas evidências de ser uma 'malt liquor' o retrogosto de maltose e a leve queimação do esôfago que gera após ser engolida.
Verdadeiro perigo para quem tem várias delas à disposição numa festa ou balada sem prestar atenção em quantos copos está tomando, ela é a encarnação líquida do chamado "lobo em pele de cordeiro". Imagino quantos componentes químicos não devem ter sido inseridos para deixá-la tão suave e fácil de beber! Do ponto de vista sensorial, a mais equilibrada e delicada cerveja do estilo que já tive a oportunidade de beber.