German Weizen são refermentadas na garrafa ???

Mais
15 anos 4 meses atrás #22214 por André Silva
Fala Alexandre.
Sim, simplesmente significa que foi engarrafada com a levedura, mas é uma segunda levedura, pois a primeira morre na maturação, certo ?

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Mais
15 anos 4 meses atrás #22216 por Tom Adamenas
André, olá!

A levedura não morre na maturação, apenas "adormece", devido às temperaturas mais baixas que as ideais pra que elas façam o trabalho todo. Se a fermentação de uma ALE ocorre a cerca de 19°C, a maturação ocorre na casa dos 0°C (EM GERAL, há variações, como nas Stouts), pra ajudar a decantar o fermento, impurezas e "arredondar" aroma e gosto.

Quando não se filtra a breja maturada, sempre vai junto alguma levedura pra garrafa, é inevitável.

Abraços
Mais
15 anos 4 meses atrás #22219 por André Silva
Entendi Tom...
Baseado em todas essa opniões me surgiram duas duvidas:

1 - Toda cerveja que não for filtrada vai continuar fermentando na garrafa ?

2 - Cervejas belgas tipo a Rochefort 10, que tem uma segunda fermentação na garrafa, é apenas porque não foi filtrada ou ao colocar na garrafa é adicionado mais levedura ?

Mais
15 anos 4 meses atrás - 15 anos 4 meses atrás #22220 por Alexandre Almeida Marcussi
André, as leveduras continuam fermentando até atingir os limites delas, que variam de cepa para cepa. Há cepas mais e menos atenuativas (isto é, que convertem uma porcentagem maior ou menor de açúcares em álcool) e que aguentam um teor alcoólico maior ou menor. Dito isso, pode-se afirmar que, de maneira geral, elas vão sim continuar fermentando enquanto houver açúcares residuais e nutrientes o bastante para elas. Se nenhum açúcar for adicionado no envase, pode-se supor que essa fermentação não vai continuar muito, pois as leveduras já chegaram perto do seu limite de atenuação.

Nas cervejas que são refermentadas na garrafa, normalmente a primeira levedura é eliminada por filtragem, e então se adiciona uma segunda dose de levedura (que pode ser a mesma da primeira fermentação, ou pode ser uma variedade diferente). Para garantir que essas novas leveduras tenham nutrientes e continuem trabalhando e fermentando, também se adiciona normalmente uma dose de carboidratos (normalmente açúcar, embora também possa ser o próprio mosto).

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 15 anos 4 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
15 anos 4 meses atrás #22222 por André Silva
Entendi Alexandre.

Essa sempre foi a idéia que tive de segunda fermentação na garrafa: Você fermenta, matura, filtra, engarrafa e põe mais levedura na garrafa.

Agora acho que falar que uma cerveja é refermentada na garrafa apenas porque não foi filtrada é mais marketing do que qualquer outra coisa. Não houve um real trabalho de refermentar a bebida, ela apenas se vira com o resto da levedura!

Mais
15 anos 4 meses atrás - 15 anos 4 meses atrás #22224 por Tom Adamenas
Só um adendo (que já foi citado, na verdade). No caso das cervejas caseiras, a "refermentação" na garrafa é necessária pra carbonatar a breja. O pouco de levedura que acaba indo da maturação pra garrafa é, como salientou o Marcussi, alimentado por novos nutrientes, geralmente açucar normal mesmo (refinado ou cristal) ou high-maltose, elevando muito pouco o teor alcoólico dela (fala-se em cerca de 0.2%, difícil medir) e liberando CO², que fica preso no líquido com a garrafa tampada, criando a espuma, o gás, as bolinhas... Lindo, né? As safadas das leveduras são só um pouco responsáveis no processo todo! :laugh:
Ultima edição: 15 anos 4 meses atrás por Tom Adamenas.
Tempo para a criação da página:0.435 segundos