Cadastre-se

Armazenagem correta de garrafas com rolha

Respondido por Renato . no tópico Re:Armazenagem correta de garrafas com rolha

Mais uma vez dou a minha opinião, não sou um super entendedor, mas algumas coisas tem que se levar em concideração

As rolhas usadas nas cervejas são rolha estilo espumante, com um perfil piramidal e um lacre de metal, vinhos possuem uma rolha reta com um lacre de plástico. Isso pode interferir um poko. Acho que a rolha reta tem mais propenção a retrair.

Isso sem dizer na composição da rolha que creio que interfira tb.

E outra a mil anos atrás as rolhas deviam ter uma qualidade bem mais baixa que hoje e o contato do liquido com a rolha não deixava ela retrair, hoje em dia as rolhas devem ter um pouco mais de estudo, deixando desnecessária essa pratica, mas a tradição pode falar mais alto

PRA MIM
Vinho é guardado na vertical por causa da tradição.
Cerveja eh guardada de pé para evitar oxidação.
13 anos 1 mês atrás #23733

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luiz Felipe Malta Fernandes no tópico Re:Armazenagem correta de garrafas com rolha

A garrafa de vinho deve ser guardada na posição horizontal para que a rolha esteja sempre em contato com o líquido. Se for guardada em pé, a rolha vai ressecar, permitindo a entrada de ar e estragando o vinho.

A rolha é fabricada com uma fibra vegetal (contendo inúmeros poros) e, por conta disso, pode ficar ressecada. Com o tempo, isso acarreta em uma abertura de seus poros em toda a sua extensão. Quando os poros são muito grandes, permitem que o ar entre na garrafa e aí é que mora o perigo: o oxigênio pode oxidar o vinho ou até fazer com que a bebida se transforme em vinagre. Por outro lado, quando a garrafa é mantida na horizontal, a rolha fica encharcada com o próprio vinho e se expande, aumentando seu poder de vedação ao máximo. Mas atenção: uma vez aberta, é melhor que a garrafa fique na vertical mesmo, para evitar o contato do vinho com o ar em seu interior.
13 anos 1 mês atrás #23736

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renato . no tópico Re:Armazenagem correta de garrafas com rolha

Luiz isso levando em consideração a rolha de cortiça.

As outras duas não possuem grandes poros. Não havendo necessidade de serem mantidas na horizontal
13 anos 1 mês atrás #23754

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fabio Zissou no tópico Re:Armazenagem correta de garrafas com rolha

falando em cerveja com rolha , será que é possível envasar uma cerveja com rolha usando esse método para lacrar a rolha

7 anos 7 meses atrás #65349

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Silva no tópico Armazenagem correta de garrafas com rolha

Nossa, quase 6 anos se passaram desde esse post.
Bom, com o trabalho da Best Beers e as viagens e visitas a cervejarias e bares fora do Brasil mudei bastante minha maneira de pensar quanto ao armazenamento de cervejas, fiz um post no meu facebook a algum tempo, reproduzo ele aqui.
Lembrando que essa é a MINHA opinião, longe de ser a verdade absoluta.
Meu post: goo.gl/Vjlhwe
CERVEJA DEVE SEMPRE SER ARMAZENADA EM PÉ ?

Vejo muito texto por ai falando sobre armazenagem de cerveja, sempre com as mesmas informações básicas: armazená-las em pé, com temperatura estável e ao abrigo da luz.
Concordo com a temperatura e a luz, mas e quanto a guardar em pé ?

Sim, existe o fato da oxidação se deixar deitada, mas será que isso é ruim para todas cervejas ?
Se a tampa é metálica, creio que não tem o que discutir, guarde em pé e ponto final, mas e as de rolha refermentadas, e as lambics ?
A essência do envelhecimento de cervejas é o controle de oxidação e arredondamento da cerveja, então porque a oxidação é vista como vilã ?

Quem já foi pra Antuérpia, provavelmente já foi pro Kulminator, uma bar que é especializado em cervejas envelhecidas, já tomei cervejas com mais de 30 anos lá.
Como ele armazena as cervejas de rolha nas ultimas 4 décadas ? Deitadas.
Sejam lambics, strong ales ou sours em geral.
E como estavam ? Sensacionais em 90% das vezes.

Lambics como Gueze e Kriek, passam pela refermentação na garrafa deitadas, esse processo pode levar de 6 meses até alguns anos. O problema de oxidação atrapalha ela por estar deitada ? Não.

"Ahhhh, mas isso só acontece com lambics, é diferente" Não, não é.
Biéres Brut passam por cerca de 1 ano deitadas(inclinadas na verdade), passando por remuage.
Além disso, alguns fazem maturação em autólise com a levedura na garrafa e deitada, sempre, como acontece com os Champagnes (que chegam a ficar 5 anos em autólise antes do degorgement).

Sabia que a Dupont mantém sua famosa Saison SEMPRE deitada ? Segundo eles, isso beneficia muito a refermentação na garrafa.

Já visitei quase todos os produtores de lambic, e quando pergunto "Como devo armazenar a cerveja se quiser abrir ela só daqui a 10 anos" ? A resposta é unânime: Deitada.
Quem já guardou Cantillon por mais de 5 anos em pé, sabe que ao tentar tirar a rolha, ela esmigalha. Se guardar deitada, ela sai perfeitamente.

Meu amigo Alexandre Marcussi tem uma serie de textos em seu blog sobre envelhecimento, recomendo a leitura: ocrueomaltado.blogspot.com.br/2012/05/pe...ignidade-de-uma.html

Minha opinião ?
Se vai guardar uma cerveja(de rolha e refermentada ou lambics em geral), por 6 a 18 meses, não dará muita diferença.
Vai guardar por anos ou décadas ? Guarde deitada, a chance de a rolha ressecar após uma década é muito grande.

Hoje tenho cerca de 30 caixas de cerveja guardadas, com lambics, flanders red, oud bruins, dark strong ales, saisons, barley wine, imperial stout e algumas outras experimentais. Algumas estão deitadas, outras em pé.

Entendam que todo esse meu texto é referente a cervejas que aguentam guarda, que representam 1%(ou menos) das cervejas do mundo inteiro, mas creio que seja pelo menos 30% das cervejas que os amantes de "craft beer" no Brasil gostam e tomam.

Na foto, a adega da Hanssens Artisanaal, onde as garrafas de lambic ficam sempre deitadas, inclusive na caixa.

Não concorda com o que eu disse das garrafas deitadas ?
Bom, só tem uma maneira de sabermos, me procure em 10 anos que lhe convido para tomarmos umas aqui em casa e tirarmos a prova :)
Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Flavio Izar
Last edit: 7 anos 7 meses atrás by André Silva.
7 anos 7 meses atrás #65350

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Flavio Izar no tópico Armazenagem correta de garrafas com rolha

Todas as melhores adegas de lambic que conheço são armazenadas deitadas, mesmo oxidando, o argumento é a sedimentação ao longo da garrafa que deixa a cerveja servida no copo mais límpida e seria "a forma correta de guardar Lambic". A humidade da rolha pra guarda de longo prazo, no caso de uma adega profissional, está ligado ao controle de humidade tanto qto o contato do líquido (respostas dadas por um dos proprietários do In De Heeren Van Liedekercke)

Não faz sentido utilizar guarda horizontal pras cervejas que não sejam Lambics uma vez que qualquer oxidação não seria bem vinda, a humidade da rolha fica por conta do controle de humidade da adega.

Na minha adega principal estavam todas juntas e na mesma temperatura 9,5-10,5 utilizo uma geladeira com controle de temperatura. Faz um tempo que após estudar um pouco o assunto e falar com gente mais nerd que eu, resolvi passar as Lambics pro armário do escritório (que fica com ar condicionado ligado quase o dia todo e tem humidificador). Está longe de ser ideal, mas o maior risco que encontrei nos meus estudos e papos são relativos a retirada de humidade provocada pela geladeira, ainda mais se a cerveja estiver em pé.

Em resumo se eu fosse ter a adega ideal teria duas ou uma grande suficiente pra ter as Lambics deitadas e as outras cervejas de guarda rolhadas ou tampa em pé. Ainda assim seria necessário somar uma geladeira pras cervejas de consumo em baixa tempera. Guardar ipa, esb, pales, e etc em adega é contra senso.

PS: só tem sentido adega deitada se você tiver cuidado e conhecimento pra serviço de Lambics: tomei um susto por tentar girar a garrafa que estava no suporte (com a intenção de ver melhor o rótulo). Quem estava me servindo impediu, segundo ele a sedimentação toda voltaria a cerveja... E realmente aquela ficou mais turva e de sabor inferior às outras degustadas após o aprendizado ;-)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: André Silva, Gabriel Lucas Scardini Barros
7 anos 7 meses atrás #65352

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se