Deixe-me dar, humildemente, meu pitaco nessa história.
NENHUM cervejeiro sério que conheço é contra a diversidade cervejeira ou contra estilos. O mesmo digo de quem escreve seriamente sobre cerveja. De minha parte, por sinal, fui um dos primeiros a falar aqui da Nova Escola Americana, quando poucas pessoas o faziam, lá pelo começo de 2009:
Deponho a favor do Alexandre, uma vez que ele é associado (através da nascente 3C) a uma das cervejarias que mais difunde a Escola Americana aqui no Brasil, a Colorado, com suas cervejas de rapadura, café, mel e mandioca. Prova de que ele também não é contra nada.
Mas sabe aquele torcedor de futebol que, ao invés de torcer A FAVOR do seu time, se compraz muito mais em torcer CONTRA qualquer outro? Esse torcedor, geralmente, se deleita em arrumar confusão, discórdia? Pois é, no mundo da cerveja também tem gente assim. No twitter e no Facebook, faz campanhas do tipo "NO PILSEN" (acreditem!), "NO REIHEITSGEBOT", pugna pelo "MELHORAMENTO GENÉTICO DO MUNDO DA CERVEJA" (acreditem também!) e outras bobagens do mesmo jaez. Quer, obviamente, provocar e aparecer. Escolheu um personagem para si próprio pra chamar a atenção para as suas cervejas.
Esse tipo de atitude enaltece a cultura cervejeira? Na minha opinião, não. Cervejeiros sérios, verdadeiramente engajados nessa batalha, também ENALTECEM cervejas de seus colegas artesanais. E NÃO ATACAM, apenas porque um ou outro estilo não o agrada. Essa atitude, criadora de intriguinhas de vizinhos, só divide ao invés de agrupar (que é o que queremos). Esse posicionamento belicoso acaba arrastando muita gente que está entrando agora no mundo da cerveja, a pensar que o nosso meio é assim, uma batalha campal.
Já tive o imenso prazer de experimentar a Venenosa (agora, Perigosa) e a Milk Stout. Duas cervejas pra lá de ÓTIMAS!!! E, assim que tiver em mãos, degustarei as outras criações da Bodebrown, com muito gosto. Inovação é SEMPRE muito bom!!!
Mas essa inovação não precisa vir carregada de antagonismo, raiva contra ESTILOS ou outros cervejeiros. A cerveja, quando é boa, aparece por si. Não precisa vestir personagem, criar factoide e intriga pra chamar a atenção.
Essa é a MINHA opinião particular, não reflete a opinião coletiva deste site.