Bem, sempre gostei do tema (cerveja). Com uns 10 anos herdei do meu padrinho uma coleção de latas (aquelas antigas de folha de flandres ainda...) aí início da década de 90 (governo Collor, abertura às importações, etc e tal) começaram a aparecer algumas cervejas em lata importadas (tenho uma coleção com umas 300 latas a maioria dessa época, parei que começou a faltar espaço físico para as latas). Mas àquela época em termos de degustação era pouca coisa, não tinhamos opções diferentes por aqui. Aí por volta de 2004 (segundo semestre de 2004) fiquei sabendo que em Blumenau um pessoal resolveu fazer cerveja de qualidade, que a cidade por incrível que pareça não tinha mais nenhuma cervejaria, etc... pensei: legal...bacana esse espírito... aí devido a relativa proximidade de Blumenau com Curitiba as Eisenbahns começaram a aparecer em alguns pubs, cafés, mercados. Lembro até hoje de quando fui ao Jokers e tomei a minha primeira Eisenbahn (comecei pela Pilsen, até pra ter um parâmetro de comparação)... nossa... a diferença de aroma que tinha uma Pilsen da Eisenbahn em relação as demais cervejas que tinhamos por aí era impressionante, me encantei com aquilo. Nesse Café / Pub (Jokers) começaram a surgir outras opções (Erdinger, Duvel, Chimay... hummm normalmente só tinha a "Red") os chopps da Einsenbahn (Pilsen, Dunkel e Pale Ale), Guinness, Old Speckled e Newcastle... Em 2005 fui a Blumenau pra conhecer o bar e a fábrica da Eisenbahn... aproveitei e tomei também os chopps da Bierland (que também estava começando na época), aí conheci o Armazém da Serra aqui no mercado municipal de Curitiba que foi uma das primeiras lojas a ter certas opções de cervejas (tinha as Eisenbahns... as Baden Baden... algumas de trigo alemãs...). Nessa época você se inscrevia lá no site da Einsenbahn e de tempos em tempos eles mandavam um jornalzinho com matérias sobre a cultura cervejeira, estilos, harmonizações, etc... devo ter eles guardados aqui...
Daí em diante não parei mais...realmente é impressionante que como em pouco tempo (desde que acompanho, enfim 2004, ou seja 7 anos) muita coisa surgiu... aqui em Curitiba surgiram bares e lojas especializadas (além do Armazém da Serra, o Templo da Cerveja, Cervejaria da Vila, Saaz, Schimmel, etc... novas cervejas (Diabólica) e microcervejarias (Klein, Way, Gauden Bier, Bodebrown, Dum, Tormenta, Dirty Bastard...). Enfim, o legal "desse mundo" que é algo que sempre se renova... sempre se aprende algo novo, novos aromas e sabores (além de relembrar os antigos, aqueles que há tempos não tomamos...) é algo muito vasto, bacana, lúdico... além de propiciar conhecer muita gente legal que também se interessa pelo tema e nesse aspecto nada como a cerveja pra integrar, alegrar e fazer o nosso dia-a-dia melhor

))