Finalmente tomei a famosa Eisenbahn Dez Anos.
Vale pela experiência, e só. O aroma é bem curioso, mas na boca é doce demais para o meu gosto. E vamos combinar que o custo/benefício deixa desejar, paguei R$16,79 e nessa faixa de preço a concorrência é grande. Tem muita cerveja importada de primeira linha no nosso mercado por esse preço.
Gil Lebre Abbade Franco escreveu: foi levantada uma lebre bem polêmica num trecho da avaliação da Eisenbahn 10 Anos feita pelo Paulo Zanello:
"Aliás, há boatos rolando por aí de que o processo de fabricação da Eisenbahn 10 anos foi o de pegar a Eisenbahn Pilsen ja pronta e matura-la em carvalho/chips para depois adicionar açúcar e refermenta-la na garrafa (para subir o teor alcoolico). Se o boato é verdadeiro eu não sei, mas até que faz sentido pelas características sensoriais da cerveja."
Essa história é realmente interessante. Olhando o rótulo com cuidado fica mesmo essa impressão, como divulgou o Paulo Zanello.
No rótulo está escrito assim: "INGREDIENTES: CHOPP EISENBAHN (ÁGUA, MALTE E LÚPULO), AÇÚCAR E ANTIOXIDANTE INS 220"
Não fica claro qual chope é esse, mas dá mesmo a impressão que seria o chopp pilsen, afinal foi divulgado no lançamento da cerveja que é usado apenas malte pilsen na fabricação da Dez Anos.
O produtor da cerveja declarado no rótulo é a Vinícola San Michele, de Rodeio/SC. Ao que parece os barris de chope são levados para a vinícola, onde é maturada e engarrafada.
Outro fato que não pode passar batido é o uso de antioxidante. Nunca tinha visto o uso de aditivos em uma cerveja Eisenbahn. É a quebra de um paradigma?
Já tem blogueiro no twitter, que participou da Caravana da Eisenbahn, fazendo pouco caso do Paulo Zanello pela avaliação que ele fez da Dez Anos. Acho que ele foi muito mais preciso na avaliação do que qualquer um daqueles blogueiros que puderam tomá-la em primeira mão na fábrica.