Cadastre-se

Pesquisa sobre a cerveja ideal

Criado por Alexandre Oliveira no tópico Pesquisa sobre a cerveja ideal

Galera bom dia.
Estou produzindo cerveja artesanal e gostaria de fazer algumas perguntas referente a preferências das pessoas para poder me aproximar mais do sabor ideal da maioria das pessoas, usarei exemplos de cervejas populares para facilitar no entendimento das perguntas, vamos lá!
1 - Vocês preferem a cerveja mais filtrada ou menos filtrada?
Quanto mais clara, cristalina e limpa mais filtrada é, e quanto menos filtrada mais proteínas e turvação fica na cerveja.
2 - mais álcool ou meno álcool?
A média é de 4,7% de álcool, mas é comum encontrarmos nas cervejas comuns até 5% ou um pouco mais.
3 - Mais ou menos amargor?
A "antárctica original" é pouco lupulada, por isto é menos amarga, já a "heineken e stella artois" tem pouco mais lúpulos que aumentam o teor de amargor da cerveja, mas deixando-as com sabor agradável.
4 - espuma mais cremosa ou menos cremosa?
As cervejas de trigo possuem espumas mais cremosas enquanto as pilsen comuns possuem uma espuma mais instável que se dissolve fácil.
8 anos 8 meses atrás #62421

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Pesquisa sobre a cerveja ideal

Alexandre, eu acredito que para a maioria dos frequentadores do fórum não existe uma "cerveja ideal". O ideal nesse caso é justamente a possibilidade de alternar as escolhas de cervejas conforme o que se deseja em cada momento. "Puxa, que calor! Estou afim de uma witbier"... "Nesse frio uma cerva mais forte e encorpada vai muito bem!"... "Hoje quero mais amargor, minha escolha será uma american IPA"... "Estou muito curioso em provar o lançamento x da cervejaria y"... "Estou muito curioso em provar o estilo z que não conheço"... e por aí vai...

Como o seu objetivo é agradar o maior número possível de pessoas, vou tentar te ajudar:

1 - Vocês preferem a cerveja mais filtrada ou menos filtrada?
Uma cerveja turva pode em princípio causar estranheza. Já teve amigo meu iniciante que comparou uma weiss a "manteiga de garrafa". Eu optaria por filtrar bem.

2 - mais álcool ou meno álcool?
Não é regra absoluta, mas normalmente quanto mais álcool, menor a drinkability. Seja pelo leve aquecimento que pode provocar, pelo corpo da cerveja que costuma aumentar junto (também não é regra) ou pela própria embriaguez mais rápida. Chutaria no máximo uns 6% abv.

3 - Mais ou menos amargor?
A tendência inicial é rejeitar amargor. Em linhas gerais, uma boa cerveja é uma cerveja equilibrada, onde dulçor e amargor se "anulam". Cervejas de trigo costumam contar com uma certa acidez que equilibra o conjunto, dispensando amargor. Pra bater o martelo: amargor moderado.

4 - espuma mais cremosa ou menos cremosa?
Eu prefiro uma espuma bem cremosa, embora esta não seja própria de muitos estilos de cerveja. A formação da espuma também depende da forma como se serve a bebida. Uma espuma muito alta e duradoura pode atrapalhar a degustação e incomodar. Leve isso em conta.
 
8 anos 8 meses atrás #62424

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel C. no tópico Pesquisa sobre a cerveja ideal

Alexandre Oliveira escreveu: Galera bom dia.
Estou produzindo cerveja artesanal e gostaria de fazer algumas perguntas referente a preferências das pessoas para poder me aproximar mais do sabor ideal da maioria das pessoas, usarei exemplos de cervejas populares para facilitar no entendimento das perguntas, vamos lá!
1 - Vocês preferem a cerveja mais filtrada ou menos filtrada?
Quanto mais clara, cristalina e limpa mais filtrada é, e quanto menos filtrada mais proteínas e turvação fica na cerveja.
2 - mais álcool ou meno álcool?
A média é de 4,7% de álcool, mas é comum encontrarmos nas cervejas comuns até 5% ou um pouco mais.
3 - Mais ou menos amargor?
A "antárctica original" é pouco lupulada, por isto é menos amarga, já a "heineken e stella artois" tem pouco mais lúpulos que aumentam o teor de amargor da cerveja, mas deixando-as com sabor agradável.
4 - espuma mais cremosa ou menos cremosa?
As cervejas de trigo possuem espumas mais cremosas enquanto as pilsen comuns possuem uma espuma mais instável que se dissolve fácil.


Não entendi, você está falando especificamente de SAL e PAL? Tudo que você citou de exemplo (ABV, lupulagem, opacidade) faz referência às "cervejas de massa". Sua ideia é produzir artesanalmente esse tipo de cerveja? Outro colega perguntou sobre isso e o pessoal mais experiente comentou que seria difícil a produção compensar frente às grandes marcas. Se o seu objetivo for partir para a comercialização, dê uma pesquisada no seu custo e compare com o que existe disponível no mercado.

Se for só para fazer cerveja para os amigos, dá uma mudada nas receitas básicas para ver se eles passam a gostar de cervejas diferentes :laugh:
8 anos 8 meses atrás #62425

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Oliveira no tópico Pesquisa sobre a cerveja ideal

Claudinei, muito obrigado pela sua resposta, vai me ajudar muito.
Abraços
8 anos 8 meses atrás #62429

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Oliveira no tópico Pesquisa sobre a cerveja ideal

Gabriel, obrigado por responder.
Na verdade eu fui bem genérico neste post.
Eu quis saber de uma forma geral, para eu trabalhar melhor as minhas fórmulas pensando na maioria.
8 anos 8 meses atrás #62430

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renata Alves da Nobrega no tópico Pesquisa sobre a cerveja ideal

1 - Vocês preferem a cerveja mais filtrada ou menos filtrada?
Sinceramente, não ligo para isso
2 - mais álcool ou meno álcool?
Se o sabor do álcool não ficar muito acentuado, isso não faz diferença para mim
3 - Mais ou menos amargor?
Inicialmente a minha resposta seria menos amargor, mas isso levando em consideração que eu não gosto de cervejas como a Petrolium e a Demoiselle. Heineken para mim não é muito amarga (claro, é mais amarga que Antarctica).
4 - espuma mais cremosa ou menos cremosa?
Mais cremosa!
8 anos 8 meses atrás #62436

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se