Cadastre-se

Envase em barril

Criado por Fábio Mezzomo no tópico Envase em barril

Dentro de alguns dias minha cerveja estará pronta para o envase, como meu pai trabalha com bebidas tenho em casa uma choppeira similar a esta:




e barris de 50L como este:



A dúvida é a seguinte, minha leva é de 20L, posso utilizar este barril de 50L normalmente? Caso sim, como devo proceder, realizo o primming normal, e depois de alguns dias posso apreciar minha cerveja, ou não é tão simples assim utilizar os barris?
14 anos 7 meses atrás #1058

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por David Figueira no tópico Re: Envase em barril

Fábio
Vc pode usar 20L em 50 sem problemas. Se quiser fazer primming tb pode porém vc tem um sistema com CO2 e vc pode carbonatar ela usando o proprio CO2 do seu cilindro, sem fazer primming. E para isso existe dua maneiras .
1º) Vc poe sua cerveja no barril. Conecta o CO2 nela (se vc tiver um manometro para saber qual a pressão é bacana, coloque uns 27 PSI ou 2 kgf/cm2) e chacolhe muito por uns 10 a 15 minutos (ate suar a camisa). Pronto, vc carbonatou a sua cerveja. Essa é uma maneira rapida e pratica.
2º) Faço do mesmo modo como falei acima, porem sem chacolhar. Se estiver a T ambiente (20ºC) e a cerveja por uma Pale ale por exemplo, aplique a pressão que falei acima constantemente por uns 3 a 4 dias. Depois disse sua cerveja estara carbonatada tb. Se nao quiser deixar ligado o tempo todo o gás, aplique a pressao duas vezes por dia durante esses 3 ou 4 dias. Essa é a carbonatação não forçada e funciona legal.

Para saber qual pressao usar para cada estilo use hbd.org/cgi-bin/recipator/recipator/carb...on.html?11525390#tag

Bom, espero ter ajudado, qualquer duvida é so falar

Abraços
David
www.lamasbier.com.br
14 anos 7 meses atrás #1065

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Philip Zanello no tópico Re:Envase em barril

O problema de uma leva de 20L em um barril de 50L é o imenso headspace que ficará acima do nível do líquido. Esse headspace contém bastante oxigênio que pode oxidar a sua cerveja. Se você for consumí-la rapidamente (ie, 2 dias) não vejo problema algum. Porém, se você for guardar a cerveja por mais tempo, recomendo que pelo menos você pressurize o barril com CO2 e depois libere a mistura de gases que está lá dentro. Assim você conseguirá expulsar grande parte do oxigênio que está presente lá dentro. Transfira a sua cerveja nesse barril (que agora está com uma atmosfera mais saturada em CO2) e pronto.

Menos oxidação = Melhor cerveja
"Quando em dúvida, adicione mais lúpulo" - John Maier
14 anos 6 meses atrás #1200

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fábio Mezzomo no tópico Re:Envase em barril

Muito obrigado pelas dicas David e Philip. Nesta primeira leva irei engarrafar.... Mas já me antecipei, pois pensei em fazer uma leva para minha formatura, e no barril seria muito mais prático.

Como minha panela é de 45L pensei em fazer uma leva de uns 40L, assim no barril de 50L ficará show de bola.

Qualquer dúvida voltarei a consultar, e qualquer novidade volterei a postar. Equanto obrigado
14 anos 6 meses atrás #1215

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se