Resfriar mosto sem Chiller

Mais
14 anos 3 semanas atrás #35248 por Murilo Romulo
Respondido por Murilo Romulo no tópico Re:Resfriar mosto sem Chiller
Já vi gente usar bacia com água e gelo (só tomar cuidado com a temperatura) e até piscina para resfriar. Claro que o Chiller é MUITO mais prático, mas não é totalmente necessário, ao meu ver.
Mais
14 anos 3 semanas atrás #35268 por Flavio Michels Bianchi
Você nao vai mais dizer que um chiller nao é totalmente necessário depois que passar 12 horas brassando uma leva de 50 litros naquele sabado de sol de 40 graus e depois perder a leva por contaminação...

Ai você vai ver que investir 100 reais num chiller é realmente um investimento barato!
Mais
14 anos 3 semanas atrás #35283 por MARCELO RICARDO MONICH
Flavio eu também uso chiller, mas conheço cervejeiros que transferem a cerveja para o fermentador e só após 24 horas é que colocam o fermento.
Riscos há, mas também funciona.
Abraços.
Monich
Mais
14 anos 3 semanas atrás - 14 anos 3 semanas atrás #35301 por Murilo Romulo
Respondido por Murilo Romulo no tópico Re:Resfriar mosto sem Chiller
Falei não ser totalmente necessário pelo fato de que é possível produzir tranquilamente sem o chiller, desde que tenha um sistema realmente eficiente para resfriar. Caso tenha e este funcione de forma adequada, não acho totalmente necessário. Digamos que em um caso desse, o chiller fica para "depois" numa escala de prioridades de aquisição.
Ultima edição: 14 anos 3 semanas atrás por Murilo Romulo.
Mais
14 anos 3 semanas atrás #35316 por Flavio Michels Bianchi
Sempre refriei com chiller, meu primeiro foi improvisado com tubos de aluminio (nao recomento)e depois montei o meu com cobre...

Quando me refiro que é perigoso demorar demais no resfriamento, digo isso depois de ter lido um bocado de gente falar a mesma coisa.
O mosto resfriando, é uma sopa cheia de coisas boas pra multiplicação de bactérias e fungos ( temperatura e alimento) e já li textos que diziam que o que ocorre na verdade é uma verdadeira corrida contra o tempo neste momento, onde se vc conseguir inocular fermento o mais rápido possivel menor é a sua chance de perder a cerveja pra outros organismos indesejados!
É claro que se você tiver um bom controle de sanitização você provavelmente poderá fazer uso destas outras técnicas um pouco menos convencionais.
Só fico preocupado pois normalmente nós cervejeiros, principalmente os mais iniciantes, normalmente nao temos muita segurança quanto ao processo e higiene.
Mais
14 anos 3 semanas atrás #35320 por Gustavo Chiappetta
Valeu pessoal.
Realmente é uma economia besta. Comprei alguns metro de tubo de cobre uma casa de construção, e uma mangueira e montei meu próprio chiller.

Saiu uns 100 reais, mas valeu bastante a pena.
Tempo para a criação da página:0.391 segundos