- Postagens: 216
- Obrigados Recebidos: 74
Diego Cunha Maciel escreveu:
Fernando Pires escreveu: Segue uma lista com itens para você ter um equipamento de ótimo custo x benefício:
3 Panelas de alumínio com torneiras em aço inox;
1 Fogão de alta pressão com 2 fogareiros (ideal 3);
1 Chiller com no mínimo 7,5 metros (ideal de 15m);
1 Refratômetro;
2 Baldes fermentadores com torneiras e um airlock,
1 Geladeira ou Freezer;
1 Controlador de temperatura;
1 Sanitizador;
1 Escova de garrafas;
1 Pá cervejeira;
2 Termômetros;
1 Moinho de Rolos;
1 Peneira Cônica;
1 Escumadeira;
1 Chave para abrir balde;
1 Arrolhador;
1 Borrifador;
Tampinhas;
1 Manômetro de pressão com adaptador;
1 Fundo falso ou bazooka;
Álcool 70;
1 Martelo de Borracha;
1 Jarra 2litros;
1 Balança;
1 Balança de precisão.
Veja se comprando eles separadamente quanto irá gastar, acho que será um pouco mais do que com o kit, mas terá um equipamento de qualidade que, com alguns futuros pequenos ajustes e adquirindo outros poucos irá melhorar sua eficiência e dar menos trabalho, como lavador de garrafas e filtros de água.
Abraços.
Olá Fernando.
Também estou nessa de começar a produzir, e também bastante perdido rss..
Depois de muito pesquisar kits prontos, cheguei à conclusão que vai ser melhor comprar os itens separadamente.
Tomando como base esses itens que você listou, montei o seguinte kit:
- 2 panelas de 32 litros
- 2 baldes fermentadores de 22 litros
- 1 chiller
- 1 airlock
- 1 moedor
- 1 balança
- 1 filtro (bazooka)
- 1 pá cervejeira
- 1 escumadeira
- 1 termômetro
- 1 jarra
- 1 arrolhador
- 1 densímetro
- 1 proveta
- 1 borrifador
- 1 sanitizador
- 1 escova de garrafas
- 1 chave para abrir balde
- 1 kit tampinhas
Mas tenho algumas dúvidas. Em relação aos itens abaixo não sei para que servem.
- 1 Refratômetro
- 1 Peneira Cônica
- 1 Controlador de temperatura
- 1 Manômetro de pressão com adaptador
São realmente indispensáveis?
Em relação ao fogão, inicialmente vou usar o convencional mesmo, dá pra fazer tranquilo?
A geladeira está bem fora dos meus planos por enquanto, isso seria algum problema?
No seu kit você colocou 3 panelas, pelo que li dá pra fazer com 2, qual seria a utilidade de uma 3ª panela?
Obrigado!!
Na minha opinião, sim. Mas em brejas com OG (gravidade original ) abaixo de 1.060 você pode economizar bastante volume trocando o densímetro padrão (250 ml por medição) por um mini-densímetro (80 ml por medição).marcelo nunes buscariollo escreveu: 1) o refratómetro é melhor que o densímetro somente pelo fator desperdicio? quais dos dois é mais facil de utilizar?
marcelo nunes buscariollo escreveu: 2) caso eu opte por utilizar o fundo falso eu preciso fazer aquele esquema de bomba e ir sempre circulando a mistura?
marcelo nunes buscariollo escreveu: 3) existe uma maneira de garantir a correta temperatura na hora de ferver? ou é so ligando e desligando o fogo mesmo
marcelo nunes buscariollo escreveu: 4) o airlock é desnecessário? eu li em alguns lugares que pode colocar a mangueira submersa em agua dentro de uma garrafa pet, ou simplesmente nao trancar a tampa do balde
marcelo nunes buscariollo escreveu: finalmente qual a melhor receita para a primeira brassagem? analisando o fator dificuldade e rendimento
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados