Cadastre-se

BIAB - Ajuda p/ iniciante

Criado por Carlos Magno Gonçalves no tópico BIAB - Ajuda p/ iniciante

Ola confrades,

Gostaria de pedir a ajuda de vocês. Resolvi entrar na arte de fazer a própria cerveja e achei sobre o método BIAB. Me interessou pois, achei que inicialmente mais vantajoso devido ao pouco gasto com equipamento (Não estou com muita verba) e principalmente falta de espaço (moro em um ap de 1quarto). Meu objetivo é tentar a primeira brassagem de 10L.
Abri o tópico pedindo dicas para vocês de equipamentos (necessários), se possível onde achar no RJ e se tiverem alguma biografia que fale mais do método eu agradeceria. Achei muita coisa mas mesmo assim estou meio perdido.

Muito obrigado quem puder ajudar
Last edit: 9 anos 1 mês atrás by Carlos Magno Gonçalves.
9 anos 1 mês atrás #60384

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Excluido Excluido no tópico BIAB - Ajuda p/ iniciante

Vamos la, hoje faço levas de 50L mas to querendo montar um equipamento de BIAB 10 pra testar receitas também, acho que eu faria assim:
Panela n30 (17,3L) Com torneira
Brew Bag
Balança
Mini Densimetro
Refratometro
Termometro Cervejeiro
Pa cervejeira
Chiller de aluminio 5 metros
Balde Fermentador 12L com torneira
AirLock
Escova para garrafa
Iodofor (peracetico ou alcool 70)

Acho que é mais ou menos isso... para 10 litros faria sem sparge usando toda agua direto na mostura.
9 anos 1 mês atrás #60389

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Excluido Excluido no tópico BIAB - Ajuda p/ iniciante

sobre o no sparge e bIAB tem uma discussão grande aqui www.homebrewtalk.com/f244/sparging-method-biab-289087/
e a tecnica do Palmer aqui byo.com/grains/item/1375-skip-the-sparge
9 anos 1 mês atrás #60390

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel C. no tópico BIAB - Ajuda p/ iniciante

Carlos e Bruno, seguiram com a ideia de testar o bag? Quero montar uma linha de 5 ou 10 litros para poder testar sem usar tanto insumo, acho que o BIAB é uma boa solução.
8 anos 11 meses atrás #61436

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel C. no tópico BIAB - Ajuda p/ iniciante

### Quis editar o post, não vi que tinha clicado em "citar", foi mal" ###

Carlos e Bruno, seguiram com a ideia do bag? Quero montar uma linha de 5 ou 10 litros para testar receitar diferentes sem usar tanto insumo, acho que o BIAB é uma boa solução.
Last edit: 8 anos 11 meses atrás by Gabriel C..
8 anos 11 meses atrás #61437

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico BIAB - Ajuda p/ iniciante

Carlos e Gabriel, quando comecei ano passado tive essa dúvida, depois de ler muito a respeito, acabei optando por iniciar com fundo falso mesmo. Comprei o kit do Lamas e acrescentei alguns itens acessórios, eles vendem panelas para fazer a partir de 5 litros.

O Biab tem algumas (poucas) desvantagens, avaliem começar com All Grain, mesmo com panelas menores.

Abraços.

Carlos, no encontro aqui do rio, dia 23, passo pra você as minhas experiências como cervejeiro artesanal.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Carlos Magno Gonçalves, Alberto Estevão de Azevedo Filho, Gabriel C.
8 anos 11 meses atrás #61445

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se