Tanque fermentador refrigerado

Mais
8 anos 5 meses atrás #65745 por Robson Rodrigues
Boa tarde, pessoal, tudo bem?

Estou pensando em comprar o tanque refrigerado de 50L da Bierking, irei fazer duas brassagem de 20L no dia para colocar nele.

Acham que compensa comprar?
Não analisando financeiramente e sim o produto final.

Fiz apenas duas brassagem até agora, uma em temperatura ambiente e outra na cervejeira.. Fiz assim para ir notando a diferença, agora pensei em comprar esse tanque refrigerado.

Obrigado desde já!
Mais
8 anos 5 meses atrás #65758 por Rodrigo Garini
Boa tarde.
Seria um taque encamisado?

Cara, sem analisar o valor (até pq esses tanques em aço inox 304 são caros), com ctza vale a pena,pois o controle de temperatura em todos os processos faz a diferença no sabor da cerveja.
Bom desse tanque tbm é o controle de pressão interna, podendo ser feito a carbonatação no processo de fermentação e maturação da cerveja, sem contar com outras vantagens como a facilidade na extração da levedura (por ser um fundo cônico), pela precisão no controle de temperatura ( pra mim aqui está a maior vantagem), e etc...
Sem dúvida, em relação ao ganho de qualidade no produto final será uma ótima aquisição.
Mais
8 anos 5 meses atrás #65759 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Tanque fermentador refrigerado
curiosidade: como é o funcionamento do refrigeramento do tanque?
Mais
8 anos 5 meses atrás #65760 por Robson Rodrigues

Rodrigo Garini escreveu: Boa tarde.
Seria um taque encamisado?

Cara, sem analisar o valor (até pq esses tanques em aço inox 304 são caros), com ctza vale a pena,pois o controle de temperatura em todos os processos faz a diferença no sabor da cerveja.
Bom desse tanque tbm é o controle de pressão interna, podendo ser feito a carbonatação no processo de fermentação e maturação da cerveja, sem contar com outras vantagens como a facilidade na extração da levedura (por ser um fundo cônico), pela precisão no controle de temperatura ( pra mim aqui está a maior vantagem), e etc...
Sem dúvida, em relação ao ganho de qualidade no produto final será uma ótima aquisição.

Obrigado pelo retorno. Sobre ser encamisado, não entendo muito sobre isso, vou questionar o vendedor...
Mas será esse, pois o valor está muito bom. http2.mlstatic.com/fermentador-cnico-ino...129562_112016-O.webp

Penso que não adianta eu fazer tudo certo e falhar na refrigeração, por isso quero investir nisso.
Mais
8 anos 5 meses atrás #65761 por Robson Rodrigues

Pedro Fraga escreveu: curiosidade: como é o funcionamento do refrigeramento do tanque?

É por unidade condensadora.

http2.mlstatic.com/fermentador-cnico-ino...129562_112016-O.webp
Mais
8 anos 5 meses atrás #65762 por Rodrigo Garini
Poderia me dizer o valor???
Até onde sei é encamisado sim. Encamisado é, a grosso modo, um tanque inox dentro do outro e entre eles passa um chiller, como os que usamos pra resfriar a cerveja no método mais artesanal. Ou seja, seria um tanque de inox, o chiller e outro tanque de inox por dentro do chiller, entendeu?! Provavelmente acompanha uma unidade condensadora que resfria o fluido (acredito ser etanol, pois a temperatura especifica dele é menor que água) e recircula novamente entre as "camisas" de inox, entendeu?! Isso funciona de acordo com a sua programação. Na maturação por exemplo, agora poderá programar pra 0 graus ou 1 grau (a melhor temperatura é próximo a zero) e ele manterá o mosto nessa temperatura seguindo o processo acima entendeu?!
Conheço esse tipo de equipamento, só não sei se o seu funciona assim mas pela foto tenho quase certeza que sim.

Legal, parabéns pela aquisição, sua cerveja sairá mais límpida e gostosa daqui pra frente, sem dúvidas!
Tempo para a criação da página:0.378 segundos