Cadastre-se

Brassagem com Cooler

Criado por Luiz Fernando Pizzani no tópico Brassagem com Cooler

moçada, alguém aí usa cooler para fazer a brassagem em vez de panela?
quero fazer um experimento com o meu neste domingo, e não sei como calcular o quanto de água adicionar para atingir os patamares de temperatura. quero arranjar uma fórmula para servir em qualquer quantidade de malte.

Para quem acha que estou falando grego: quando você usa um cooler, obviamente não dá para botar no fogão. Assim, ao invés de ir aquecendo a panela com o mosto até atingir as temperaturas desejadas e desligar, você adiciona a água já previamente aquecida no malte. Para atingir as rampas subsequentes, você segue adicionando mais água. Mas o choque térmico leva a uma queda da temperatura da mesma, e é essa variável que eu preciso descobrir, para saber a qual temperatura devo adicionar a água para a sacarificação e para o mash-out.

quero começar a usar o cooler por dois motivos: primeiro que ele mantém a temperatura nas paradas muito mais estável que uma panela de alúminio, e segundo porque evita o contato direto com o fogo e o stress de ter que ficar mexendo para não queimar os grãos.
14 anos 7 meses atrás #816
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Philip Zanello no tópico Re:Brassagem com Cooler

cara, entra em www.promash.com e puxa o programa....lá tem um botão entitulado "strike temp." que é exatamente isso que você tá falando.....
"Quando em dúvida, adicione mais lúpulo" - John Maier
Last edit: 14 anos 7 meses atrás by Philip Zanello.
14 anos 7 meses atrás #824

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luiz Fernando Pizzani no tópico Re:Brassagem com Cooler

eu sei, eu uso o beer smith e ele também faz os cálculos baseados numa constante de calor específico que ele tem lá (0,300 para plásticos). Mas eu queria entender como fazer esse cálculo sozinho - até porque o programa não é nem de longe 100% preciso.
14 anos 7 meses atrás #826

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por João Sperb no tópico Re:Brassagem com Cooler

hheheh...vamos falar um pouco de termodinamica :P
Q = m.c.T, q = calor, m = massa , c = coeficiente de calor específico do material, T = temperatura.

pra adicionar a agua e estimar a temperaturA:

Qinicial da agua = Q final

massa inicial. C. Temp.inicial = massa final.C :P .Tfinal

eu particularmente axo mais f :P cil fazer na panela com um termometro :)
14 anos 7 meses atrás #907

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luiz Gavioli no tópico Re:Brassagem com Cooler

Já vi em vários sites falando da utilidade e simplicidade de se usar um cooler desse na brassagem. Mas todos fizeram infusão numa temperatura só. Para fazer rampa de cozimento a panela ainda é a solução mais simples mesmo.
14 anos 6 meses atrás #1039

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Cristian Giudice no tópico Re:Brassagem com Cooler

Cara sera que o cooler aguenta uma resistencia eletrica de imersao tipo um ebulidor? Claro que a resistencia ou o ebulidor nao podem ficar perto da parede do mesmo pois acho q o calor gerado iria danificar a parede do cooler porem se ficasse no centro poderia dar certo...
14 anos 6 meses atrás #1675

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se