Buenas..... as duas levas que fiz tem gosto de cerveja, no momento do transpasse/maturacao (ainda bem heheh)no entanto com um gosto e cheiro forte de fermento ou de pao, isso é normal?
Para minha segunda leva, fiz ontem o transpasse para o segundo fermentador decidi fazer uma segunda fermentacao, conforme estive lendo no HOW TO BREW, minha duvida é fazer o priming imadiatamente antes do engarrafamento ou no momento do transpasse do fermentador primario para o secundario? Outra coisa o fermento que ficou aglutinado no fundo do fermentador primario é posssivel reutilizar? fiz um teste com acucar organico e está tudo ok, está vivo ainda!! No caso de utilizar esse fermento como guardar, por quanto tempo pode ser guardado, e quanto utilizar para mosto de 20 lts mais ou menos! ah.... a segunda leva estava com fg de 1017 acho que ta bom!!
Quanto ao problema de nao observar borbulhamento era mal vedacao na tampa mesmo, passei uma fita isolante ao redor e deu certo, e na segunda leva o borbulhamento/fermentacao foi intenso somente nas primeiras 48 horas depois cai bastante e nao tá formando muito do KRAUSEN....
enfim era isso, se alguem tem alguma observacao estou todo ouvidos... digo olhos, hehe
Abracos