ajuda . . . . Fermentacao

Mais
14 anos 6 meses atrás #29641 por Gabriel Delong MIttelbach
Outro detalhe, vc chegou a abrir o fermentador durante esses dias? Notou uma espuma densa (krausen) por sobre todo o líquido?
Mais
14 anos 6 meses atrás - 14 anos 6 meses atrás #29645 por Wilson Dilvar Tonelli
Buenas Gabriel... sim 1010 hoje!! Quanto a espuma sim olhei pelo buraco do air lock tinha um pouco uma camada de ums 3 cm...

Vou engarrafar hoje..... vamos ver no que vai dar

Outra coisa voces me recomendam colocar acucar na garrafa?
Ultima edição: 14 anos 6 meses atrás por Wilson Dilvar Tonelli.
Mais
14 anos 6 meses atrás #29776 por Wilson Dilvar Tonelli
Buenas..... as duas levas que fiz tem gosto de cerveja, no momento do transpasse/maturacao (ainda bem heheh)no entanto com um gosto e cheiro forte de fermento ou de pao, isso é normal?
Para minha segunda leva, fiz ontem o transpasse para o segundo fermentador decidi fazer uma segunda fermentacao, conforme estive lendo no HOW TO BREW, minha duvida é fazer o priming imadiatamente antes do engarrafamento ou no momento do transpasse do fermentador primario para o secundario? Outra coisa o fermento que ficou aglutinado no fundo do fermentador primario é posssivel reutilizar? fiz um teste com acucar organico e está tudo ok, está vivo ainda!! No caso de utilizar esse fermento como guardar, por quanto tempo pode ser guardado, e quanto utilizar para mosto de 20 lts mais ou menos! ah.... a segunda leva estava com fg de 1017 acho que ta bom!!
Quanto ao problema de nao observar borbulhamento era mal vedacao na tampa mesmo, passei uma fita isolante ao redor e deu certo, e na segunda leva o borbulhamento/fermentacao foi intenso somente nas primeiras 48 horas depois cai bastante e nao tá formando muito do KRAUSEN....
enfim era isso, se alguem tem alguma observacao estou todo ouvidos... digo olhos, hehe
Abracos
Mais
14 anos 5 meses atrás #30288 por Wilson Dilvar Tonelli
Buenas pessoal!! Abri hoje a primeira cerveja da primeira leva!! Tem gas carbonico (pouco), tem pouquinha espuma e nao persiste muito tempo no copo (gostaria que tivesse mais e que fosse mais densa), a cor é amarelo (nao transparente, espetaculo) o aroma é predominantemente de malte com um leve aroma como se fosse de acucar integral (mascavo) e cravo; o sabor deixou a desejar pro meu paladar, tem um sabor suave (nao muito mas nao chega a ser forte) e amargor mais acentuado mais no final só que ums dois segundos depois de tomada (engolida) fica sem sabor quase nenhum na boca!!
Enfim é isso..... nao era o que eu gostaria de ter tomado mas pelo menos nao foi pro ralo!!
Mais
14 anos 5 meses atrás #30291 por FABIO FLEMMING
Respondido por FABIO FLEMMING no tópico Re:ajuda . . . . Fermentacao
a pratica leva a perfeição!

parabéns wilson

"Good People Drink Good Beer" - Hunter S. Thompson

Beer Sommelier - ABS-SP
Membro da AcervA Paranaense

All The Best!
Tempo para a criação da página:0.356 segundos