Maturação

Mais
12 anos 8 meses atrás - 12 anos 8 meses atrás #45700 por Marcelo Braga
Criado por Marcelo Braga no tópico Maturação
Eu fermento minha cerveja numa adega para vinhos, que tem uma faixa de temperatura de 12 a 18 graus. Geralmente fermento uma ale a 18 graus, após o fim das bolhas, passo a temperatura para 13/14 graus, para maturação. Tenho visto muitos cervejeiros experientes maturando a cerveja a uma temperatura de 1 grau, as vezes zero. Eu na minha ignorância e inexperiência não entendo muito bem, acredito que qualquer atividade celular pára abaixo de 4 graus, então, qual seria a evolução da cerveja maturar numa temperatura tão baixa? Eu entendo que a cerveja deve ficar super limpa pela decantação, mas não vejo outras vantagens além dessa, alguém que faz esse tipo de maturação pode me explicar como funciona? e as vantagens sobre a maturação a 13 graus?
Ultima edição: 12 anos 8 meses atrás por Marcelo Braga.
Mais
12 anos 8 meses atrás #45992 por Marcelo Braga
Respondido por Marcelo Braga no tópico Maturação
Bom, já faz algumas semanas que postei minha questão sobre a maturação e ninguém respondeu.
Andei procurando nos fóruns estrangeiros e vi umas respostas interessantes sobre o assunto. Eu li que algumas pessoas após a primeira fermentação mantem ou até aumentam a temperatura para a secundária. Na prática vc fermenta uma cerveja a 18 graus, quando pararem as bolhas, vc aumenta a temp. para 21. Isso não vai gerar nenhum off flavor pq o que dá o caráter da cerveja é a primeira fermentação, assim subindo a temp. o fermento estará ativo para limpar a cerveja de subprodutos indesejáveis como o diacetil, o que não acontece se vc baixar a temp. para 0 ou 1 grau. Alem disso como os produtos e subprodutos do processo acabam a cerveja clareia. Mas se vc quer uma cerveja mais clara é só usar uma prática que chama-se "Cold Conditioning" onde esfriamos a cerveja alguns dias antes do engarrafamento.
Mais
12 anos 8 meses atrás #46030 por Paulo Bobato
Respondido por Paulo Bobato no tópico Maturação
Marcelo sou iniciante ainda na fabricação de cerveja, mas segundo o livro -How to Brew de John Palmer o acondicionamento em baixa temperatura (Cold Conditioning) é apenas para clareamento e ele defende que para eliminar os sub produtos da fermentação basta apenas deixar mais tempo no fermentador após a atenuação ou então transferir para fermentadores secundários.
Mais
12 anos 8 meses atrás #46184 por Leonardo Sardinha
Respondido por Leonardo Sardinha no tópico Maturação
eu geralmente maturo a 5-7 graus e desço para 0 dois dias antes de engarrafar...
Mais
12 anos 5 meses atrás #47868 por Gerhard Mollo
Respondido por Gerhard Mollo no tópico Maturação
Aproveitando o tópico.
Eu nunca maturei muito abaixo da temperatura de 14 graus.
Sempre depois da fermentação retiro oque decantou e deixo a cerveja no fermentador mesmo por mais uns 7 dias. Depois que vou engarrafar e fazer o primming, esta correto?
Tempo para a criação da página:0.382 segundos