Cadastre-se

Tempo de preparação de STARTER

Criado por Daniel Penna no tópico Tempo de preparação de STARTER

Olá pessoal!

Meu nome é Daniel e,após muito estudo, resolvi botar a mão na massa e fazer minha primeira cerveja em casa! Tentei uma Tripel logo!

Situação: no calor do RJ, preparei um starter de 2L usando S-33 e extrato de malte pilsen da Briess, com agitação magnética, e só adicionei ao mosto para fermentar um pouco antes de completar 30h de vida do starter.

Minha pergunta, basciamente, é: fiz cagada com o tempo do starter? Se sim, numa escala de 0 a 10, qual o nível da besteira?

Minha brassagem resultou em aproximadamente 45L de mosto com OG de mais ou menos 1.070 e, menos de 24h depois de inocular o starter, a OG já havia diminuído (o que acredito que indique que tá rolando fermentação), mas esqueci de anotar o valor hahahah!

Esses 45L estão em dois baldes fermentadores, numa geladeira com termostato regulado para 20 graus Celsius na parede de um dos baldes (estimo que chegue a uns 23 graus Celsius lá dentro da mistura).

Em tempo: ia fazer 4L de starter, em dois erlenmeyers, só que um deles quebrou, daí só pude usar dois litros mesmo!

Obrigado gente!!
Last edit: 5 anos 8 meses atrás by Daniel Penna. Razão: Mal galera, era S-33 e não S-03!
5 anos 8 meses atrás #57971

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Tempo de preparação de STARTER

Daniel, acredito que 2L de starter seja muita coisa. Eu fiz somente uma vez e coloquei um sachê de fermento pra 150mL de água e 50mL de mosto (brassagem de 20L).

Mas sinceramente, digo por experiência própria, starter é desnecessário em brassagens de até 50L. Somente a partir disso é que começa a ter alguma vantagem.

Eu faço normalmente 20L por produção e adiciono a levedura diretamente no balde, sem starter, e após umas 2h~3h já começa a borbulhar. Já tive cervejas que começou em 15 minutos. Claro que o fermento precisa estar novo e bem cuidado pra ter esse resultado, mas já usei muito fermento que ficou fora da geladeira por um tempo e funcionou normalmente.
5 anos 8 meses atrás #57975

Respondido por Daniel Penna no tópico Tempo de preparação de STARTER

Gustavo, primeiramente obrigado pela resposta!

Então, fiz o starter para que o número de células de levedura acelerasse um pouco os processos de fermentação/maturação, já que pretendia fazer entre 6 e 7 dias de fermentação e 7 a 10 dias de maturação pra aí sim engarrafar fazendo o primming.

Meu medo é, como a temperatura no Rio tava quente pra caramba durante o processo de produção do starter, as fases da levedura terem passado muito rápido (adaptação ao meio, fase exponencial, etc).

Além do fato de ter ficado mais de 24h à temperatura ambiente, pois a brassagem acabou atrasando por vários motivos...
Tá fermentando na casa de um amigo, ontem não tinha borbulhado visivelmente, daí minha preocupação.
Vou perguntar pra ele como tá a situação hoje, qualquer coisa chego lá e faço o teste do refratômetro pra ver se continua abaixando a OG.
5 anos 8 meses atrás #57977

Respondido por Daniel Penna no tópico Tempo de preparação de STARTER

Só pra dar continuidade ao tópico, a OG era de 1.068 e, segunda feira dia 17/11/14, a FG estava em 1.0055 (medida do refratômetro corrigida).

Logo, não só o starter realmente funcionou, como funcionou bem, caso não tenha havido nenhuma contaminação.

Como é uma Tripel pretendo maturar a 9 graus pelo menos uns 10 dias antes de fazer o envase.
Last edit: 5 anos 8 meses atrás by Daniel Penna. Razão: Não era Strong Golden Ale, era Tripel! Viajei...
5 anos 8 meses atrás #58052