Cadastre-se

Ajuda para um novato (cerveja de trigo)

Criado por sergio domingues no tópico Ajuda para um novato (cerveja de trigo)

ola pessoal,

Sou novo no forum novo em tudo que se refere a fabricaçao de cerveja.

Gostaria de fazer uma cerveja de trigo mas fico meio perdido pois na net cada um faz de um jeito diferente.

tenho algumas duvidas e gostaria muito de que alguem pudesse me ajudar.

se alguem pudesse passar um passo a passo mega detalhado seria de muita ajuda pra mim, pois as receitas que encontro sempre falta alguma coisa

Na brassagem e fervura acho que entendi, nao tem muito segredo o problema é depois.

1) o whirlpool deve ser feito antes ou depois de resfriar o mosto?

2) para uma cerveja tipo weiss posso deixar fermentar em temperatura hambiente (25 graus)?

3) depois tem a necessidade de deixar maturando? por quantos dias? e como faz a maturaçao? tem que transferir para outro balde?

Desculpem tantas perguntas

abraço a todos

obs: se tiver alguem da regiao de Jau, Bauru, Araraquara, e Sao Carlos que quiser me convidar pra ajudar e ver fazendo eu adoria
9 anos 3 meses atrás #58695

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Pedro Fraga no tópico Ajuda para um novato (cerveja de trigo)

Sérgio,

1) eu faço depois do mosto esfriar, porque meu chiller de imersão atrapalha o processo. Tem que sanitizar a pá/colher extremamente bem, para não ter contaminação.

2) Não recomendo, 25 já é bem acima da faixa dos fermentos weiss. Eu acho que qualquer coisa acima de 20 já produz um bananal exagerado para mim. 25 é muito fora da curva para fermento, eu só usaria essa temperatura em Saison e jamais como temperatura inicial.

3) Weiss não precisa maturar muito. Eu fermento 5 dias, transfiro para fazer purga (tem quem ache que não é necessário), mais 5 dias na mesma faixa de temperatura, transfiro e maturo mais uns 10-15 dias, reduzindo a temperatura.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: sergio domingues
9 anos 3 meses atrás #58697

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Ajuda para um novato (cerveja de trigo)

Sérgio, você vai encontrar na internet diversas maneiras de realizar cada etapa da produção e deve analisar qual a mais adequada ao seu equipamento, e talvez a que dê um melhor resultado levando em conta o trabalho para realizá-la.

Mas vamos às dúvidas:

1) Eu prefiro resfriar o mosto (com chiller de alumínio) e depois fazer o whirlpool. Acho mais prático.

2) Claro que o recomendado é na faixa de 18°C a 20°C, mas na falta de opção 25°C serve também. O que vai mudar é o aumento das sensações frutadas na cerveja. No caso da weiss, banana.

3) A maturação é uma etapa essencial na produção. No caso da weiss não são necessários tantos dias. Um dos fatores mais lógicos é o estilo pedir uma cerveja com alta turbidez. Após a fermentação eu normalmente deixo de 5 a 7 dias numa temperatura de 4°C e já engarrafo. Mas eu já prefiro não realizar nenhuma troca de balde. Após o término da fermentação o balde vai direto pra geladeira e fica lá pelo tempo destinado à maturação. Após retiro a cerveja pela válvula diretamente nas garrafas.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: sergio domingues
9 anos 3 meses atrás #58698

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por lucas wenzel no tópico Ajuda para um novato (cerveja de trigo)

ola Ségio, vou te falar aqui oque faço e da certo.

1)Whirpool faço antes do resfriamento, e espero uns 15 mins pra começar a bombear e uso um trocador de placas entre a bomba e as bombonas. (Como será feito o resfriamento?).

2)Eu fermento em torno de 24º de 7 a 10 dias (depende da leva), rende uma cerveja excelente.

3) Maturação faço a 6,5º em cãmara fria, depois de 5 dias e carbonatada é servida, sai +/- 1 litros de sedimento na chopeira, mas fica de boa depois , no caso da garrafa é aceitável o sedimento e como é weiss eu misturo ele no ultimo copo =D
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: sergio domingues
Last edit: 9 anos 3 meses atrás by lucas wenzel.
9 anos 3 meses atrás #58699

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se