Cadastre-se

Ajuda para um novato (cerveja de trigo)

Criado por sergio domingues no tópico Ajuda para um novato (cerveja de trigo)

ola pessoal,

Sou novo no forum novo em tudo que se refere a fabricaçao de cerveja.

Gostaria de fazer uma cerveja de trigo mas fico meio perdido pois na net cada um faz de um jeito diferente.

tenho algumas duvidas e gostaria muito de que alguem pudesse me ajudar.

se alguem pudesse passar um passo a passo mega detalhado seria de muita ajuda pra mim, pois as receitas que encontro sempre falta alguma coisa

Na brassagem e fervura acho que entendi, nao tem muito segredo o problema é depois.

1) o whirlpool deve ser feito antes ou depois de resfriar o mosto?

2) para uma cerveja tipo weiss posso deixar fermentar em temperatura hambiente (25 graus)?

3) depois tem a necessidade de deixar maturando? por quantos dias? e como faz a maturaçao? tem que transferir para outro balde?

Desculpem tantas perguntas

abraço a todos

obs: se tiver alguem da regiao de Jau, Bauru, Araraquara, e Sao Carlos que quiser me convidar pra ajudar e ver fazendo eu adoria
9 anos 3 meses atrás #58695

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Pedro Fraga no tópico Ajuda para um novato (cerveja de trigo)

Sérgio,

1) eu faço depois do mosto esfriar, porque meu chiller de imersão atrapalha o processo. Tem que sanitizar a pá/colher extremamente bem, para não ter contaminação.

2) Não recomendo, 25 já é bem acima da faixa dos fermentos weiss. Eu acho que qualquer coisa acima de 20 já produz um bananal exagerado para mim. 25 é muito fora da curva para fermento, eu só usaria essa temperatura em Saison e jamais como temperatura inicial.

3) Weiss não precisa maturar muito. Eu fermento 5 dias, transfiro para fazer purga (tem quem ache que não é necessário), mais 5 dias na mesma faixa de temperatura, transfiro e maturo mais uns 10-15 dias, reduzindo a temperatura.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: sergio domingues