Cadastre-se

airlock sem atividade

Criado por sergio domingues no tópico airlock sem atividade

pessoal,

Fiz minha primeira brassagem ontem de uma weiss, coloquei no fermentador e hoje quando fui olhar o airlock nao está borbulhando, porem, notei que tem um anel formando uma fina crosta na superficie no fermentador, ( deu pra ver do lado de fora contra a luz) e a geladeira está com uma leve cheiro de coalhada. É normal isso ? O fermentador é conico de 25l e tem um espaço grande até a tampa.
a temperatura está entre 20 a 22 graus

outras duvidas que ocorreram na brassagem:

na fervura o fogão nao deu conta de ferver com intensidade, ferveu mas bem fraco, e nao formou aquela espuma densa que tem que ser tirada que todos falam. deixei fervendo por 20 mim antes de colocar o lupulo e nao formou a espuma.
Deixei a tampa quase que fechada pra poder ferver um pouquinho mais com intensidade por 1 hora

fiz o whirpool antes de resfriar o mosto e passei o mosto pra outra panela com o chiller e deixei cair o mosto na grain bag dobrada em 4 pra nao ir nenhuma sujeira o liquido saiu muito limpo e bonito, e no fundo da panela onde fiz o whirpool formou uma crosta grossa de sujeira que parecia uma gosma bem densa, sinal que decantou bastante coisa.

Será que a cerveja ficara com gosto ruim pelo fato de nao ter formado a espuma? se sim, esse gosto é algo sutil ou algo que deixara a cerveja ruim a ponto de nao beber?

desculpem tantas perguntas

obrigado
9 anos 3 meses atrás #59013

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico airlock sem atividade

Como o Jack diria, vamos por partes.

Airlock sem sinal de atividade não quer dizer nada. É o problema mais comum entre os cervejeiros. A fermentação pode estar ocorrendo normalmente, porém se houver uma pequena abertura em algum local do fermentador já não irá borbulhar. Se formou uma camada bege na parte superior do mosto está tudo bem. :)

Aconselho a comprar um fogareiro. Fervura pouco intensa pode deixar alguns malefícios na cerveja, como o famoso DMS (aroma de vegetais cozidos), baixa isomerização do lúpulo, etc.

A espuma que se forma na fervura são proteínas coaguladas. Se a mesma não se formar as proteínas ficarão na cerveja. Acredito que isso não trará um prejuízo muito grande para a bebida.
9 anos 3 meses atrás #59018

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por sergio domingues no tópico airlock sem atividade

Valeu Gustavo por sempre responder minhas duvidas, como iniciantes tenho muitas essa foi minha primeira brassagem, tomara que de tudo certo e fique uma cerveja gostosa, claro que nao estou esperando nenhuma erdinger ou paulaner mas se ficar melhor que cervejas industriais como skol etc ja fico feliz,

obrigado mesmo pela ajuda
9 anos 3 meses atrás #59019

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico airlock sem atividade

Nas minhas primeiras brassagens deu tantas coisas erradas que eu achei que ficaria muito pior que uma Skol. Tive até que colocar gelo pra resfriar o mosto, pois faltou água. E digo: foi uma das melhores cervejas que já fiz.

Posso garantir, por experiência própria, que é muito difícil fazer a cerveja ficar ruim.
9 anos 2 meses atrás #59034

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por sergio domingues no tópico airlock sem atividade

poxa legal ja estou bem mais animado agora rsrsrsrs

tbm coloquei a penela em um balde com 4 pacotes de gelo pois com o calor que esta o chiller nao iria dar conta de resfriar o mosto, consegui resfriar para 30 graus em menos de 20 minutos rsrsrsrs.

deixa eu aproveitar sua boa vontade e tirar algumas duvidas:

deve ter umas 10 perguntas ai rsrsrsrsrssrsr

a cerveja está fermentando em um fermentador conico entre 19,5 a 21,5 graus

minha previsão é de fermentaçao em 7 dias ou quando acabar de acordo com o teste de densidade

e maturar a 8 graus por mais 7 dias (lembrando que é uma weiss)

o que acha dessas temperaturas e prazos?

Tenho uma duvida em relaçao a purga do fermento pela torneira do fermentador conico. Devo retirar todo o fermento para maturar? depois nao vai ficar sem fermento pra fermentar na garrafa? como funciona essa etapa?

Depois que maturar e for engarrafar devo retirar algo no fundo do fermentador ou ja posso engarrafar retirando pela torneira mais alta?

Gosto das weiss bem turvas e com aquele fermendo no fundo da garrafa bem generoso como a weiss da baden baden

Como é minha primeira brassagem irei usar aquelas balas de priming do lamas, 2 balas por garrafa de 600 ml, já usou essas balas ? funcionam bem? fiquei com medo de errar no calculo do priming e explodir as garrafas rsrsrsrs

olha obrigado mesmo pela paciencia com o novato aqui viu, fico muito agradecido mesmo de verdade
Last edit: 9 anos 2 meses atrás by sergio domingues.
9 anos 2 meses atrás #59035

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico airlock sem atividade

A fermentação poderia ser a uma temperatura mais alta, perto dos 22 ou 23°C, pois quanto maior ela for mais ésteres (substância que dão aromas de frutas) serão formados, e isso aumentará um pouco o sabor e aroma de banana. Claro, isso se você gostar de banana.

E não precisa levar fermento junto pra garrafa, pois ao entrar em contato com o mosto as leveduras se reproduzem e acabam contaminando todo o líquido. Se você tirar o fermento ainda sim haverá leveduras por toda a cerveja e graças a isso ocorre a refermentação na garrafa.

E sim, é melhor retirar o fermento pra maturar. Eu não faço isso, pois uso baldes e ao realizar as transfegas sempre há contato com ar, o que aumenta a chance de oxidação na cerveja.

E pra elas ficarem mais turvas é bom maturar por menos tempo. Eu normalmente deixo 5 dias a uma temperatura entre 0 e 4°C.

Já sobre o primming, eu nunca usei essas balas, sempre peso uma quantidade de açúcar cristal e dissolvo em água quente. Depois coloco a quantidade necessária em cada garrafa com uma seringa.
9 anos 2 meses atrás #59037

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se