Cadastre-se

Maturação de IPA e Blode Ale

Criado por Fernando Dotta no tópico Maturação de IPA e Blode Ale

Ola,

Sou novo aqui no forum e também com cervejeiro artesanal (ou caseiro). Eu e mais 2 amigos compramos um kit de cerveja caseira de 40L bem legal e no ultimo domingo (15/02) fizemos 2 brassagens de 20L uma de English IPA e uma Blode Ale. Até a etapa de passar o mosto para o balde de ferementação tudo estava (aparentemente) certinho. Agora os balde fermentando (a 20C) em uma geladeira que eu modifiquei para um melhor controle de temperatura. vou deixar fermentar por 6 ou 7 dias

Tenho lido muito coisa e estou com umas dúvidas com relação a maturação:
1) devo trocar de balde para realizar a maturação
2) Qual é uma temperatura boa de maturação, 10C?
3) Por quanto tempo devo deixar maturando, mais 5 a 7 dia?

Grato
9 anos 2 meses atrás #59655

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por EDUARDO CORREIA no tópico Maturação de IPA e Blode Ale

bem vindo ao nosso mundo,quanto a maturação vou responder como costumo fazer e tem dado certo,depois da fermentação faço a transfega para um galão destes de agua e deixo 15 dias a 2 graus, decanta bem e evita o diacetil.
9 anos 2 meses atrás #59659

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Dotta no tópico Maturação de IPA e Blode Ale

Vale!!!,

Tem muita informacao sobre maturacao, alguns fazem sem o transfega, etc. Vi um artigo que dizia que geralmente se maturaca a 10C abaixo da temperatura de fermentacao, mas pelo visto o ideal eh maturar a um temp mais baixa.
9 anos 2 meses atrás #59661

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Dotta no tópico Maturação de IPA e Blode Ale

Complementando,

Acabei de realizar as medição das densidade tive os seguintes resutados

English IPA
OG = 1056
OF = 1016 (18/02)

Blode Ale
OG = 1045
OF = 1012 (18/02)

Também experimentei, estão deliciosas... acho que esta dando tudo certo. Vou acompanhamr por mais uns dias e iniciar a maturação.

valeu!!!
9 anos 2 meses atrás #59662

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Maturação de IPA e Blode Ale

Fernando, antes de tudo bem-vindo. :)

Sobre as tuas cervejas, eu maturaria a uma temperatura mais baixa, em torno de 2°C. Se deixar a 10°C você vai precisar de um tempo bem grande de maturação. Só não esqueça de deixar a cerveja a temperatura de fermentação (ou uns 2°C acima) por uns 3 dias para o famoso descanso do diacetil, ou seja, para eliminar o diacetil formado na fermentação. Isso em cervejas com alto teor de malte pilsen.

Sobre a troca de balde, eu não faço. Após a fermentação eu simplesmente coloco o fermentador na geladeira (numa temperatura entre 0°C e 4°C) e deixo maturando lá. Porém alguns fazem a transfega, eu não faço pelo fato de que, após a mesma, ainda haverá fermento decantando e quando for engarrafar ainda sim perderá uma parte do líquido no fundo do balde. No final das contas só diminui o trabalho.

A maturação deve durar pelo menos 15 dias para esses estilos. Se for uma belgian blond ale eu sugiro pelo menos 30 dias e mais 30 na garrafa. Esse tempo é necessário para despertar uma maior complexidade na cerveja.
9 anos 2 meses atrás #59669

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Dotta no tópico Maturação de IPA e Blode Ale

Valeu Gustavo,

Vou ver o que acontece sem fazer transfega. Os meus fermentador já estão dentro de uma geladeira controle de temperatura, a 20°C, então vai ser fácil, eh só abaixar a tem para 2°C

Quanto ao descanso diacetil, isso deve ser feito após a maturação correto?

Quanto ao tempo de maturação acho que para esta 1 produção vou deixar menor, e aumentando nas próximas vezes. Justamente para entender os efeitos da maturação na certeza. O que você acha?

Segue a foto das cervejas que tirei ontem para medir a densidade e dos fermentador.

Valeu
Last edit: 9 anos 1 mês atrás by Fernando Dotta. Razão: Anexar arquivos
9 anos 1 mês atrás #59674
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se