Cadastre-se

Golden Ale - Fermentação em apenas 04 dias?

Criado por Rodrigo Palasios no tópico Golden Ale - Fermentação em apenas 04 dias?

A quatro dias atrás (no último sábado) eu fiz 20 litros de uma Dr Smurto's Golden Ale
(mas não coloquei Whirlfloc Tablet, porquê não encontrei aqui pra comprar).

No entanto, eu cometi uma 'pequena' gafe de iniciante: coloquei o trub resultante da FERVURA, no balde de fermentação.
(Após a fervura, eu resfriei o mostro com o chiller e depois transferi tudo (incluindo o trub) para o balde de fermentação, em seguida inoculei o fermento).

Este detalhe aliado ao fato de ser a primeira vez que eu faço a hidratação do fermento seco está me deixando inseguro quanto à fermentação.

Hoje, com 04 dias de fermentação, não há nenhum movimento no air-lock e a leitura do refratômetro, de ontem pra hoje, foi praticamente idêntica [entre 8 e 9 brix, ontem mais puxando pro 9 e hoje mais puxando pro 8]
Obs¹: É dificil saber a leitura EXATA com o refratometro.
Obs²: Com 02 dias de fermentação, eu ví movimentação média no air-lock.

Pelo BeerSmith2:
Densidade Inicial Esperada: 1,055
ABV Estimado: 5,7%


Os Dados Atuais com 04 dias de fermentação me dão os seguinte resultados.
Inserindo os dados NESTE SITE pra calcular o ABV considerando a presença de alcool no refratômetro e considerandos os dados lidos por mim (OG de 14,8 brix e última leitura do balde de fermentação de 8,4 brix).
Densidade Inicial Medida: 1,057
ABC Atual: 5,44%


Então seguem as dúvidas.

1 - Essa cerveja fermentou em apenas 04 dias?
(Alias, em praticamente 03 dias, porquê de ontem pra hoje a leitura do refratômetro foi praticamente idêntica.)

2 - Uma vez que eu ví atividade no air-lock no segundo dia, não existe mais possibilidade de ter dado merda com o fermento não?

3 - Jogar esse 'hot trub' no fermentador pode matar o fermento que for inoculado? Ou é só mesmo uma questão de influenciar no sabor/odor/cor?

4 - Depois que eu tinha inoculado o fermento no mostro misturado com o hot trub, existia algo que eu pudesse fazer pra corrigir a merda feita?

5 - Alguma consideração adicional a ser feita sobre isso?
Last edit: 8 anos 7 meses atrás by Rodrigo Palasios.
8 anos 8 meses atrás #62826

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Golden Ale - Fermentação em apenas 04 dias?

Rodrigo, já fermentei uma leva em menos de 24h, pois havia muita levedura. As vezes a contagem de células pode ser muito alta e isso acontece.

Já sobre o trub, ele prejudica a fermentação (não lembro como, se prejudica a reprodução das células ou algo do tipo). Levar ele junto para o balde provavelmente atrasará o término da mesma.

E acho que depois de inocular o fermento no mosto com trub não havia o que se fazer mesmo. Basta esperar fermentar e fazer uma boa maturação a frio para decantar tudo.
8 anos 7 meses atrás #62833

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Rodrigo Palasios no tópico Golden Ale - Fermentação em apenas 04 dias?

Gustavo Silva escreveu: Rodrigo, já fermentei uma leva em menos de 24h, pois havia muita levedura. As vezes a contagem de células pode ser muito alta e isso acontece.

Já sobre o trub, ele prejudica a fermentação (não lembro como, se prejudica a reprodução das células ou algo do tipo). Levar ele junto para o balde provavelmente atrasará o término da mesma.

E acho que depois de inocular o fermento no mosto com trub não havia o que se fazer mesmo. Basta esperar fermentar e fazer uma boa maturação a frio para decantar tudo.


Muitíssimo obrigado pelos esclarecimentos! :D
8 anos 7 meses atrás #62834

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se