Cadastre-se

Duvida quanto a fermentacao

Criado por Alex da Ros no tópico Duvida quanto a fermentacao

Fiz ontem um American Bronw Ale. A OG estava em 1,050, consegui apenas 15 L. Adicionei o fermento US-05 jah reidratado em 24C. Depois de 8 horas ainda nao estava borbulhando. Na duvida, adicionei mais um pacote de US-05, a temperatura estah ambiente(22C). Depois de mais 6 horas ainda nao estah borbulhando. So vejo algumas pequenas bolhas estourando dentro do fermentador. Meu airlock eh o basico: tampei com uma rolha de silicone, com uma mangueira dentro de uma jarra com agua. Acho que naum estah vazando CO2.

Sera que vou ter problemas? Posso fazer alguma coisa ou espero mais uns 2 dias para medir novamente?

Obrigado companheiros,
14 anos 7 meses atrás #436

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Rafael David no tópico Re: Duvida quanto a fermentacao

Cara, 1 pacote era o suficiente, provavelmente deve ter algum vazamento, ontem fiz uma Pale Ale com o US-05 tb, em umas 8 horas o airlock começou a borbulhar já. consegui no total 18,5L foi minha primeira leva hehehe(minha OG ficou em 1,047 e eu adicionei o fermento seco)
Last edit: 14 anos 7 meses atrás by Rafael David.
14 anos 7 meses atrás #438

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Bamberg no tópico Re:Duvida quanto a fermentacao

Alex,

A alta fermentação começa rápido, em menos de 12h é o normal, mas até 24h pode ser que não tenha problemas, mais do que isto a situação é grave, algumas coisas que prejudicam o inicio da fermentação:
- baixa aeração do mosto;
- contaminação;
- vitalidade do fermento;
- choques de temperatura;
- muita variação na temperatura.

Agora que estou respondendo sua pergunta espero que esteja saindo bastante bolha do seu fermentador, se não, pela data que vc colocou sua dúvida aqui a coisa ficou feia.
14 anos 7 meses atrás #505

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Daniel Barros no tópico Re:Duvida quanto a fermentacao

O problema pode ser temperatura... Se estiver mto baixa o fermento demora a funcionar ou funciona mais lentamente.

Se puder tenta subir para uns 22/23° que é perto do máximo (24°C) que o US-05 aguenta. Ai com sorte sua fermentação vai ficar mais forte!
14 anos 7 meses atrás #512

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Francisco Paulo Rouxinol no tópico Re:Duvida quanto a fermentacao

Alex, se vc deixou o seu balde a temperatura ambiente (18-22 C) e colocou o fermento a 24 C, provavelmente deve haver algum vazamento no seu balde. Há alguns baldes q são vendidos com um pequeno furo na tampa para deixar o CO2 sair.
Quando fazemos nossa levas, após uma ou duas horas já vemos bolhas saindo pelo airlock. Mas nossa tampas não têm o corte para deixar o CO2 escapar.
Acompanhe a mudança no densidade. Muitos cervejeiros utilizam esse tipo de tampa com corte e fazem ótimas cervejas.
boa sorte e qq coisa eh só avisar
CPaulo
www.lamasbier.com.br
Last edit: 14 anos 7 meses atrás by Francisco Paulo Rouxinol.
14 anos 7 meses atrás #516

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alex da Ros no tópico Re:Duvida quanto a fermentacao

Ontem(2 dia), fez algumas bolhas dentro do fermentador e borbulhou um pouquinho a jarra com agua.

Hoje jah parou de borbulhar a jarra e com poucas bolhas no fermentador.

Estou utilizando garrafao de agua com uma tampa de silicone, parece que esta bem vedado. Estou a temperatura ambiente(+-22C) aqui em SP. E a reidratacao do fermento foi numa temperatura a (24C), o mosto deveria estar em uns 22C.

Estou achando que o problema foi na reidratacao que contaminei o fermento. Fervi a agua numa panela de pressao e naum achei que ficou lah muito esterelizada.

Vou esperar mais um pouco terminar a fermentacao primaria e medir a densidade para verificar a atenuacao. Acho que eh isso agora. Alguma outra solucao?

Da proxima vez tomo mais cuidado nesse passo, ou jogo o fermento direto ao fermentador.

Depois relato o final da novela.

Muito obrigado, pessoal...
14 anos 7 meses atrás #536

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se