Luiz Fernando Pizzani escreveu:é, eu imaginei uma receita dessas, mas dispensei o munich II pela cor que ele traz para a cerveja - mas em 10% ele fica com um dourado bacana. Tava pensando em um grist de 25% trigo, 40% pilsen, 15% carahell e 20% vienna, com um fermento neutro tipo nottingham ou s-05, sempre fermentando a 18ºC. talvez fazer um decoction para acentuar o sabor do malte...
Tente usar moderação nos maltes especiais. Tenho certeza que a Eisenbahn usa bem mais do que 40% de pilsen na receita da kolsch deles. O trigo usado na receita provavelmente só tem a ver com melhor retenção de espuma, portanto eu acho que está em torno de 3-5%. Vienna pode até ser que tenha um pouco mais, mas também não acho que chega a 20%. E o caramelo também não é característica de uma kolsch, portanto não acho que deve passar de uns 7%.
Pense nisso. Uma kolsch bem produzida tem mais a ver com um bom processo. Sua receita deve ser relativamente simples. (por isso que eu chuto uns 80% pilsen, 4% trigo, 6% caramelo claro ou cara-pils e 10% vienna).
O fermento Nottingham (ou US05)é uma boa pedida se você não tiver um líquido. E como característica de uma boa kolsch, a fermentação tem que ser a mais fria possível, digamos 14-15 graus, pra ter o mínimo de ésteres possíveis.
E esqueça a parte de decocção. Se vc estiver tentando fazer um clone da Eisenbahn mesmo, eu também tenho certeza de que eles não fazem decocção lá.