Cadastre-se

Perfil da água da sua cidade

Criado por Adriano Carvalho no tópico Perfil da água da sua cidade

Andei curioso sobre a água de Belo Horizonte- MG, e solicitei uma consulta perante a COPASA. Assim que obtiver os resultados, posto aqui.

Alguem tem noticia do perfil da água da cidade onde vive?
14 anos 7 meses atrás #322

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Daniel Barros no tópico Re:Perfil da água da sua cidade

Eu sempre uso agua de galão mesmo. Agua "da cidade" contém cloro e deve ser evitada (ou ter o Cloro removido).

Creio que as caracteristicas da água não sejam tão influentes na qualidade da cerveja.
14 anos 7 meses atrás #337

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Adriano Carvalho no tópico Re:Perfil da água da sua cidade

Daniel, embora o poder de tamponamento do malte seja muito bacana, é sempre bom saber com que se está lidando ao utilizar água da cidade.

Eu utilizo filtro para remoção de cloro e ph stabilizer para resolver qualquer problema de PH. Estou mais curioso com relação aos sais mesmo...
14 anos 7 meses atrás #356

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por João Sperb no tópico Re:Perfil da água da sua cidade

a aguas que mais influenciam são as aguas de plantio de cevada! hehehe, mas deixando isso de lado, a agua pode sim ser um fator relevant no quesito qualidade, mesmo porque não podemos nos esquecer que quem realmente faz nossa cerveja é akele micro fungo, o "bixinho do fermento". ele é um ser vivo sensível e temperamental que vai estar na agua! de boa agua pra ele! Cloro, por exemplo, eh ruim pois mata, literalmente, o fermento.
achei um dado legal a respeito da agua de produção de cerveja:
www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bio..._primas_carveja.html
mas normalmente a compania de saneamento de aguas da sua regia deve fornecer os dados sobre a agua, até mesmo porque eles devem fazer o controle diário da qualidade de água servida a população.

No meu caso prefiro usar agua mineral, é garantida, sem eu precisar fazer nenhum tratamento, mas se começar a produzir qtdes maiores tenho q estudar a possibilidade de tratar a minha agua em casa mesmo =/
14 anos 7 meses atrás #698

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luiz Fernando Pizzani no tópico Re:Perfil da água da sua cidade

meu primo trabalha na área de qualidade da Sanepar de Curitiba e me enviou uma tabela com as características da água. De maneira geral ela é dura, mas as características variam muito de tempos em tempos. A preocupação da Sanepar, assim como de qualquer outra companhia de saneamento, é garantir a potabilidade da água, e não manter ela sempre igual.

No começo da minha vida cervejeira usei muita água mineral, mas descobri uma fonte mineral em um parque de Curitiba que é de graça. O ph é baixo (5,5) e tudo leva a crer que é uma água mole, mas até hoje não enviei uma amostra para análise físico-química (sempre esqueço, hehee).
14 anos 7 meses atrás #813

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por João Sperb no tópico Re:Perfil da água da sua cidade

algumas vezes eu coloko um pko de suco de limao na agua, pra baicar o ph dela...funciona legal, se vc estiver fazendo alguma witbier fika ateh mais interessante colokar um pkinho mais...normalmente é 1 limao pequeno pra 20L de cerveja pronta.
14 anos 7 meses atrás #903

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se