Cadastre-se

Água ideal

Criado por Carol Diniz no tópico Água ideal

Ok, sei que hoje em dia dizem que o tipo da agua nao interfere muito, que é possível tratar e corrigir a agua usando processos e aditivos mil.
Mas eu gosto da coisa bem natural, sem aditivos. Por mais que já tenha lido a respeito ainda nao cheguei a nenhuma conclusão: Qual a agua ideal para cervejas?? Qual a quantidade de cada elemento, inclusive o sódio, "perfeitos"?
Sei que depende do tipo da cerveja.. mas gostaria de saber mais ou menos o que devemos buscar...
Alguma sugestão?
14 anos 3 meses atrás #5355

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Re:Água ideal

Carol, existem tipos de água tradicionalmente associadas a certos estilos de cerveja. Água "mole", ou seja, pouco mineralizada, é bastante comum no estilo pilsner, e ajuda a dar-lhe aquela limpeza de paladar na finalização que é característica do estilo. Água "dura", levemente alcalina, geralmente com carbonato de cálcio, dá aos lúpulos uma certa adstringência indesejável, mas funciona bem para equilibrar maltes mais escuros, que são um pouco ácidos. Por isso, é um tipo bom de água para cervejas escuras e normalmente menos lupuladas. Sulfato de cálcio é tradicional no estilo English pale ale. Cuidado apenas com a quantidade de ferro da água, que deve ser baixa para não dar gosto metálico e nem prejudicar o fermento.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
14 anos 3 meses atrás #5357

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renato . no tópico Re: Água ideal

Tenho uma chacara com poço artesiano sera que faz alguma diferença do que fazer com agua filtrada proveniente dos reservatorios de uma grande cidade como cmapinas ?????
14 anos 3 meses atrás #5360

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Carol Diniz no tópico Re:Água ideal

Obrigada Alexandre. Mas continuo com dúvidas...
Na verdade mandei analisar a agua do meu sítio. Uma excelente agua para os padroes atuais.. praticamente sem sódio, mas tbem outros minerais.
Li que o cálcio influencia bastante na segunda etapa da brassagem, podendo interferir no corpo da cerveja. É isso mesmo?
Uma água assim, (muito, rs) "mole", seria boa pra que além de pilsen?
Nao é recomendado cervejas escuras em agua mole? Precisaria "corrigir"a agua?
14 anos 3 meses atrás #5362

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se