Cadastre-se

Informação.

Criado por Tiago Silva Bernini no tópico Informação.

A cervejaria Baden não é mais considerada cerveja artesanal depois que foi comprada pela Brasil Kirin?
9 anos 2 meses atrás #59298

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel C. no tópico Informação.

Polêmico :) Por mim, acho que ela segue artesanal com uma ressalva, que é a Cristal. Digo isso porque eu visitei a fábrica deles ano passado e o único rótulo que saiu da fábrica de Campos do Jordão foi a Cristal, pelo aumento da distribuição que superou o que a linha de lá consegue produzir.

Todas as demais seguem sendo produzidas na fábrica original.
Last edit: 9 anos 2 meses atrás by Gabriel C..
9 anos 2 meses atrás #59304

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Odimi Toge no tópico Informação.

Se for levar ao pé da letra o conceito de artesanal só sobrarão os cervejeiros caseiros. Aliás, antes da Kirin a Baden Baden já pertencia a Schincariol.
Last edit: 9 anos 2 meses atrás by Odimi Toge.
9 anos 2 meses atrás #59306

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Passos no tópico Informação.

Essa discussão não é de hoje.

Em inglês eles adotam os termos carft e crafty pra facilitar. Não sei como se poderia fazer uma adaptação ao português.
9 anos 2 meses atrás #59307

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Informação.

Acho que nem mesmo as cervejas produzidas em abadias trapistas podem ser consideradas "artesanais", tendo em vista a modernização de suas cervejarias e equipamentos, além do considerável volume de produção. A exceção talvez seja Sint Sixtus, e olhe lá...

Muito provavelmente a Cristal não é a única produzida fora de Campos do Jordão. Já vi outras com o endereço de produção de Itú impresso nas tampas.
 
9 anos 2 meses atrás #59309

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel Lucas Scardini Barros no tópico Informação.

O conceito "cerveja artesanal" (mais exatamente craft beer) é do Brewers Association estadunidense e vale somente levando em conta as características por lá.

Para uma cervejaria ser artesanal ela deve produzir dentro de um determinado volume (que constantemente é aumentado para manter a Boston Beer Company, da Sam Adams, como artesanal), não ter a maioria do capital controlado por uma grande corporação e mais algumas especificações técnicas.

A discussão craft x crafty nos EUA diz mais a respeito de cervejas produzidas por cervejarias de grandes corporações que tentam emular qualidades de uma boa cerveja e servir de isca para desavidados (ex.: Shock Top). A linha mais trabalhada da Goose Island passa longe de ser crafty.

Na Europa não existe tanta vontade de carimbar uma cervejaria como artesanal pela relação mais antiga que existe com a cerveja, na Belgica, por exemplo, há uma série de cervejarias que mais se parecem com uma grande corporação do que uma artesanal americana, que produzem rótulos de grande qualidade (um grande exemplo é a Duvel Moortgat).

Acredito que a grande tendência é uma mudança de terminologia, ou mesmo a utilização apenas de cerveja para fazer referência às cervejas de massa e as especiais/artesanais.
Abraços,

Gabriel Lucas
factoide.com.br
9 anos 2 meses atrás #59333

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se