Cadastre-se

Justiça ordena cervejarias a especificar cereais e

Criado por Claudinei   no tópico Justiça ordena cervejarias a especificar cereais e

www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/03/ju...mas-em-rotulos.shtml

Para quem não tem acesso, aí vai o texto:

"Justiça ordena cervejarias a especificar cereais e matérias-primas em rótulos

Decisão é da Justiça Federal de Goiás e dá prazo de 120 dias para cervejarias cumprirem a sentença

A Justiça Federal de Goiás emitiu decisão exigindo que as cervejarias especifiquem nos rótulos os cereais e matérias-primas que compõem os produtos distribuídos e vendidos por elas no Brasil, acatando parcialmente um pedido feito em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal do Estado.

As empresas e a União terão um prazo de 120 dias a partir da data de intimação para cumprir a sentença do juiz Juliano Taveira Bernardes, mas ficam dispensadas de substituir rótulos de cervejas já produzidas, informa o MPF/GO em nota.

A decisão ainda obriga a União a ajustar os procedimentos de fiscalização para a nova exigência de rotulagem das cervejas, de acordo com o comunicado.

"A mera aposição da informação ‘cereais não malteados’ ou ‘adjuntos cervejeiros’ nos rótulos das cervejas é insuficiente para que os fabricantes se desincumbam do ônus de prestar informações claras e precisas sobre os produtos que colocam no mercado de consumo", disse a procuradora Mariane Guimarães, que é autora da ação civil pública.

No caso das empresas, o descumprimento acarretará em multa diária de R$ 10 mil, e os recursos serão destinados ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, de acordo com o MPF/GO.

Procurada pela Reuters, a Ambev disse em nota que "segue criteriosamente a legislação e as regras vigentes" e que "fala abertamente sobre nossos ingredientes em nossas campanhas, em nossas páginas nas redes sociais e nas visitas guiadas em nossas cervejarias".

A Heineken Brasil, que controla a Kaiser Brasil e a Brasil Kirin, afirmou que "não comenta processos em andamento”, enquanto a Cervejaria Petrópolis, fabricante das marcas Itaipava e Petra, não respondeu imediatamente ao pedido de comentário."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Paul K
6 anos 1 dia atrás #66783

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se