Ajuda com primeira leva.

Mais
15 anos 7 meses atrás #20567 por Tom Adamenas
Respondido por Tom Adamenas no tópico Re:Ajuda com primeira leva.
David Brun escreveu:

Na fervura é melhor deixar a panela aberta.
Com a panela fechada é bem provável de causar um boil over, além que deixar tampada retem o DMS.


Fato! Mesmo com a tampa aberta, é bom tomar cuidado com boil over, principalmente quando colocar a primeira leva de lúpulo. Retirar aquela "espuminha" de proteínas quando começa a ferver, com uma peneira, é uma boa ajuda nisso também.
Mais
15 anos 7 meses atrás #20577 por Percival Júnior
Respondido por Percival Júnior no tópico Re:Ajuda com primeira leva.
Opa, obrigado ela atenção e respondendo as perguntas do Tom, usei o S-o5 mesmo que foi rehidratado nuns 100 mls de água previamente fervida e resfriada a temperatura ambiente. Acho que o erro foi mesmo na vedação do galão, usei um daqueles de água de 20l, o airlock tá bem encaixado, mas como não tinha tampa usei uma usada mesmo, mas acho que não ficou a contento. Mas... se foi problema de vedação quer dizer que está ocorrendo a fermentação?? Só não está borbulhando o airlock? vou esperar uma semana... depois medir a gravidade final pra ver se ocorreu alguma coisa.
Se não der certo, paciência, faço outra!
Mais
15 anos 7 meses atrás #20580 por Tom Adamenas
Respondido por Tom Adamenas no tópico Re:Ajuda com primeira leva.
Usou daquelas tampas que vem no próprio galão? Ela deve dar chabú mesmo: as vezes é só deitar o galão ainda fechado que a água vaza. Pra sair o ar, mais fácil ainda.

Três coisas que você pode fazer:
- tentar vedar a tampa por fora, com fita isolante, tirando na hora de transferir pro maturador;

- vê se tá formando como uma espuma na parte superior do líquido. Caso sim, tá fermentando;

- fique com o nariz bem próximo do airlock quando ele for soltar uma dessas bolhas esporádicas. Se estiver cheirando álcool, bingo!

Mas como você mesmo disse, tá saindo bolha de quando em quando, então fermentando está, o ideal era saber se pouco ou não, mas espere e verá. Deve estar rolando sim!

Depois conta como tão indo as coisas.

Abraços
Mais
15 anos 7 meses atrás - 15 anos 7 meses atrás #20583 por Percival Júnior
Respondido por Percival Júnior no tópico Re:Ajuda com primeira leva.
Eu acho que o problema está na tampa mesmo! que mancada a minha! Tem espuma sim, branca, bolhas grandes... embora pouco, mas tem. Acho que vou deixar até completar uma semana depois medir a gravidade final pra ver se rolou e transferir pra um balde pra maturar. Moro numa cidade pequena e não consegui achar tampa pro galão de água, e os baldes brancos que achei não vedavam direito também. Comprei duas bombonas num ferro velho aqui, são boas mas tem capacidade pra 50l então achei exagero pra colocar a primeira leva que deu menos de 20l. Bom... deixa rolar, vou passando as novidades, e mais uma vez, obrigado.
Vo ver se tiro uma foto!
Ultima edição: 15 anos 7 meses atrás por Percival Júnior.
Mais
15 anos 7 meses atrás #20604 por Percival Júnior
Respondido por Percival Júnior no tópico Re:Ajuda com primeira leva.
NEGATIVO... medi a densidade agora e aumentou pra 1080 !! foi pro saco, troquei de fermentador mas acho que não foi dessa vez, rs . Alguma coisa matou o fermento! Amanhã vou fazer outra leva! O cheiro ta bom, mas não fermentou! E não tenho mais S-05.
Mais
15 anos 7 meses atrás #20611 por Tom Adamenas
Respondido por Tom Adamenas no tópico Re:Ajuda com primeira leva.
Aumentou?!? Há algo de podre no reino da Dinamarca!

Isso não faz muito sentido, de verdade. Será que você não arrastou pra proveta um bocado de residual que já tinha decantado na hora de medir a densidade?

Se tiver algum outro fermento Ale, tenta inocular de novo. Se tudo estava sanitizado direitinho, deve rolar!

Mas qualquer coisa, nem esquenta. Minha primeira leva também só tá esperando um pouco de coragem minha pra ser mandada ralo abaixo. Contaminou lindamente e está totalmente intragável :(
Tempo para a criação da página:0.357 segundos