Trub no Fermentador

Mais
13 anos 2 meses atrás #37832 por Vinícius Oliveira
Criado por Vinícius Oliveira no tópico Trub no Fermentador
Bom dia pessoal,

Ontem fiz uma Americam pale Ale e como vcs podem imaginar a quantidade de lúpulo foi generoza. O problema é que depois de resfriar o mosto e passar da panela de fervura para o galão de fermentação um pouco (quantidade razoável) de trub caiu no galão.

Minhas perguntas

Existe algum problema deixar esse trub junto com a cerveja até acabar a fermentação? Assim posso retirar tudo sem levar uma boa quantidade de fermento junto.

O que esse trub fermentando junto com a cerveja poderia vir a ocasionar?

Existe algo que eu possa fazer para reverter essa situação?

Abs
Mais
13 anos 2 meses atrás #37859 por Marcelo Braga
Respondido por Marcelo Braga no tópico Re: Trub no Fermentador
Olha, minha compreensão do que é o Turb é diferente da sua. Turb é aquele resto de fermento que geralmente se acumula no fundo do fermentador após a fermentação, dias de fermentação. Pelo que vc descreveu, parece que o mosto com lúpulo passou para o fermentador. Se for isso, não tem muito problema. Colocar lúpulo a frio no fermentador é uma técnica chamada dry hopping, desejável nas cervejas India Pale ale, ESB, algumas Barley wines. Deixa aquele cheirinho característico na cerveja destes tipos, depois de pronta, no seu caso, se eu entendi o lúpulo da fervura ficou no fermentador, como foi fervido, o lúpulo perdeu o cheiro (As resinas e ácidos beta responsáveis pelo cheiro evaporam em temperaturas altas). Mas mal não faz, talvez vc tenha problema para engarrafar, mas acho q o lúpulo decanta junto com o resto do turb. então fique tranquilo. Quando misturo lúpulo no fermentador geralmente uso um saquinho parecido com de chá, durante a segunda fermentação, então tirar o lúpulo na hora de engarrafar é fácil.
Espero ter ajudado
Mais
13 anos 2 meses atrás #37944 por Rafael Prezzotto
Respondido por Rafael Prezzotto no tópico Re: Trub no Fermentador
O Trub ao qual o Vinícius se referiu é, na verdade, uma "sujeira" que se forma no fundo da panela no final da fervura (especialmente depois de se fazer o Whirpool), composta de conjugados de proteínas e polifenóis provenientes do lúpulo de das cascas do malte.

Já li em algum lugar que deixar uma quantidade grande deste trub para fermentar junto com o mosto traz algum gosto característico na cerveja. Não dei direito qual é esse gosto e até que ponto ele é desejável/indesejável num breja.
Se eu achar mais alguma informação posto aqui...

Abraços
Mais
13 anos 2 meses atrás #38025 por Emilio Mateus
Respondido por Emilio Mateus no tópico Re: Trub no Fermentador
O ideal é evitar, mas já que aconteceu, deixa rolar. No final da fermentação ele vai decantar pro fundo do balde. Pouca coisa não faz mal.
Mais
12 anos 9 meses atrás #41366 por Eduardo Lage
Respondido por Eduardo Lage no tópico Trub no Fermentador
Vinícius, você deve evitar isso a todo custo! As leveduras não se dão bem com o lúpulo, como você deve saber o lúpulo é um inibidor de crescimento de microrganismo, o principal motivo para início da sua utilização. Você usou o termo trub corretamente, neste caso específico seria o trub quente ou hot trub. Eu montei pra mim um filtro para lúpulo que funciona perfeitamente, siga as orientações deste link e boa sorte: billybrew.com/hop-filter-build
Mais
12 anos 9 meses atrás #41369 por Vinícius Oliveira
Respondido por Vinícius Oliveira no tópico Trub no Fermentador
Acabou que nem postei o resultado da cerveja. Ela ficou muito boa! O trun ter caído no fermentador não causou nenhum gosto de grama ou algo parecido. Acabou até ajudando um pouco no aroma, creio eu.

Sorte que foi pouco, pois se fosse muito provavelmente iria perder um monte de cerveja, pois temos que parar o envase antes que o líquido atinja o nível do trub + fermento.

Hoje em dia já tenho um fermentador cônico que é sem duvida uma das melhores compras que fiz. Me poupa de um trabalho enorme, reduz chances de contaminação e é bem mais fácil para selecionar a levedura e propagar novamente!
Tempo para a criação da página:0.379 segundos