Dry-Hopping

Mais
13 anos 7 meses atrás #38341 por Marcelo Braga
Criado por Marcelo Braga no tópico Dry-Hopping
Recentemente tentei fazer o dry hopping para que minha cerveja bitter ficasse com aquele cheiro característico de lúpulo, coloquei em torno de 40g de lúpulo aromático para 20L, no maturador durante 5 dias, depois engarrafei... não deu certo. A cerveja não ficou com nenhum cheiro, alguém faz esse processo de dry hopping? existe outra forma de dar esse cheiro característico a minha cerveja? Aguardo uma luz! obrigado!
Mais
13 anos 7 meses atrás #38358 por Yuri Lopes
Respondido por Yuri Lopes no tópico Re: Dry-Hopping
Dryhopping deve ser feito entre 2 e 3 dias no máximo, na fase final de maturação.

"Era um homem sábio aquele que inventou a cerveja."
Platão
Mais
13 anos 7 meses atrás #38363 por Marcelo Braga
Respondido por Marcelo Braga no tópico Re: Dry-Hopping
Mas se eu fiz com 5 dias, teoricamente deveria ter dado um sabor/cheiro mais forte, não? Na verdade pesquisei, e vi umas pessoas relatando que o tempo varia de 2 a 3 dias até semanas.
Andei lendo por aí, descobri uma técnica onde se faz um chá de lúpulo com água a 70 graus, temperatura onde os ácidos beta e as resinas do lúpulo não evaporam e mistura a cerveja no maturador. Mas não encontrei nada que diga a proporção água/lúpulo.
Se alguém souber algo, por favor...
Obrigado novamente.
Mais
13 anos 7 meses atrás #38375 por Danilo Paulino da Silva
Respondido por Danilo Paulino da Silva no tópico Re: Dry-Hopping
Em temperatura muito baixa o dry-hopping perde a eficiência, talvez sendo necessário o dobro de lupulo. O ideal é colocar entre 5ºC e 10ºC na fase da maturação mesmo.

E não confundir maturação com fermentação secundária (na mesma temperatura da fermentação primária).

Abraço,
Danilo
Mais
13 anos 7 meses atrás #38384 por Marcelo Braga
Obrigado Danilo,talvez tenha sido a temperatura o problema. Mas fiquei inclinado a testar o tal chá de lúpulo. vou testar depois postos resultados. Parece um jeito bem rápido e com a mesma eficiência do dry hopping.
Mais
13 anos 7 meses atrás #39072 por Marcelo Braga
Funciona, Eu experimentei o chá de lúpulo e funcionou. ainda não consegui o resultado que queria, mas é só aumentar a dose de lúpulo... e esse lúpulo dá apenas cheiro e sabor a cerveja, mas não a deixa amarga, pq não foi isomerizado.
Tempo para a criação da página:0.407 segundos