Fiz a mesma pergunta em um grupo do Facebook e me responderam que ao elevar a temperatura para 76 você "destrói" as enzimas, sendo que a partir desse ponto não importa se a temperatura é superior ou inferior à mencionada, não haverá mais extração (ou conversão, não sei). Então eu concluí que a partir do momento em que você atinge 76 graus e deixa agir por uns 5 minutos, pode-se deixar a temperatura baixar lentamente que não irá influenciar significativamente na densidade do mosto, o que permite uma recirculação sem a chama ligada, não importando a temperatura do mosto neste momento.
Você então faz todo o processo de recirculação mantendo a temperatura a 75? Controlando com termômetro e chamas?
Fiz minha primeira brassagem semana passada, uma Weiss. Obtive 78% de rendimento na fermentação e coloquei ontem pra maturar, portanto minha experiência até então se resume a isso hehe.
Essa dúvida surgiu no momento em que eu fui recircular, pois não sabia se mantinha 76 ou deixava esfriar. Escolhi a segunda opção e, aparentemente, deu tudo certo.
Quanto ao "cozimento" com o lúpulo, eu me confundi, quis dizer fervura mesmo