Mario, provavelmente sua brassagem/fervura esta causando muita evaporacao de agua.
Mas vamos por partes: durante a brassagem, o malte moido absorve uma boa quantidade de agua. Acho que a proporcao costuma ser de 1 litro por quilo.
Voce vai precisar calibrar o seu beersmith para o seu equipamento (tamanho da panela, material, temperatura ambiente), verificando as taxas de evaporacao. Um teste bom eh fazer isso tudo com agua mesmo, vendo o quanto evapora por hora de fervura intensa, por exemplo.
Minha primeira leva, quando segui direitinho a regra da agua, tambem rendeu menos por causa da demora que tive para a fervura comecar (e ainda fervi por pouco mais de 90min).
Agora eh descobrir essas variantes e se adaptar para que nao aconteca novamente. O que da para fazer e o mesmo que eu faco: calcular a agua da lavagem durante a mesma, fazendo medicoes com o refratometro da gravidade com frequencia, para nao comecar a extrair mosto com OG muito baixa e verificando se o volume que estou obtendo vai me render uma litragem x, que eu sei que vai perder y na fervura, mas que vai ser a quantidade que eu desejo levar para o fermentador.