[AJUDA] Densidade e Afins.

Mais
13 anos 1 mês atrás #45897 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico [AJUDA] Densidade e Afins.
Ta explicado ai a sua gravidade alta :)

Voce esta usando algum programa para calcular receita?

O calculo de agua para a lavagem eu costumo fazer 'na mao' acompanhando a gravidade da lavagem e pensando no volume total que eu quero. Tenho planejado sempre levar 28-30 litros pra fervura, para conseguir um volume final de 21-22 no meu fermentador.
Mais
13 anos 1 mês atrás #45912 por Mário Coppini
Respondido por Mário Coppini no tópico [AJUDA] Densidade e Afins.
Pedro, perdoe a insistência, mas eu realmente queria saber e entender como que em uma eu uso 27L de agua e levo 12 pro fermentador e na outra uso 32 e levo 12 também.... na primeira usei o beersmithvevma segunda nada pois era uma receitq clone. perdoe a insistência, mas realmente eu quero entender pois vou brassar fim de mes e estou cm receio do problema se repetir...
Mais
13 anos 1 mês atrás #45919 por Pedro Fraga
Mario, provavelmente sua brassagem/fervura esta causando muita evaporacao de agua.

Mas vamos por partes: durante a brassagem, o malte moido absorve uma boa quantidade de agua. Acho que a proporcao costuma ser de 1 litro por quilo.

Voce vai precisar calibrar o seu beersmith para o seu equipamento (tamanho da panela, material, temperatura ambiente), verificando as taxas de evaporacao. Um teste bom eh fazer isso tudo com agua mesmo, vendo o quanto evapora por hora de fervura intensa, por exemplo.

Minha primeira leva, quando segui direitinho a regra da agua, tambem rendeu menos por causa da demora que tive para a fervura comecar (e ainda fervi por pouco mais de 90min).

Agora eh descobrir essas variantes e se adaptar para que nao aconteca novamente. O que da para fazer e o mesmo que eu faco: calcular a agua da lavagem durante a mesma, fazendo medicoes com o refratometro da gravidade com frequencia, para nao comecar a extrair mosto com OG muito baixa e verificando se o volume que estou obtendo vai me render uma litragem x, que eu sei que vai perder y na fervura, mas que vai ser a quantidade que eu desejo levar para o fermentador.
Mais
13 anos 1 mês atrás #45961 por Mário Coppini
Pedro, vamos lá, aparentemente entendi que da pra resolver o problema levando cerca de 26L pra fervura, ao invés do máximo de 22L que fiz até hoje.

Essa questão de ir controlando a densidade conforme for a lavagem,e u acho muito itneressante e já li sobre isso, mas aí segue minha dúvida: Meu refratometro tem correção automatica até 30ºC, a água que uso para lavagem está a 78ºC (temperatura do meu mashout), como vou conseguir controlar a densidade dessa maneira?

Forte abraço e muito obrigado por estar novamente ajudando.
Mais
13 anos 1 mês atrás #45970 por Pedro Fraga
Mário,

três gotinhas de mosto a 78 chegam na temperatura ambiente rapidinho no refratometro. 5 segundos e pode fazer a leitura tranquilamente :)
Mais
13 anos 1 mês atrás #45973 por Mário Coppini
Pedro, novamente, MUITO OBRIGADO por toda ajuda.

me mande inbox por favor um cep seu para que possa enviar uma amostra depois que fizer a proxima brassagem com as suas dicas (e acertar!) :)
Tempo para a criação da página:0.405 segundos