Cadastre-se

Tic 17 - Freezer - Geladeira

Criado por felipe barbosa livao no tópico Tic 17 - Freezer - Geladeira

Pessoal, comprei um tic17, regulei ele blz, e coloquei pra funcionar, ele ta desligando a geladeira normal, como teria que ser, o unico problema, eh que mesmo desligando, a temperatura continua a cair, e muito! apos desligar
Coloquei pra desliga aos 19, mas fui olha agora poco e tava 14!, sei que acima de 19 nao vai chegar, mas se fica abaixo, como no meu caso, pode dar muita diferença na breja? obrigado!
9 anos 6 meses atrás #57427

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando BM no tópico Tic 17 - Freezer - Geladeira

Felipe,

É geladeira, certo? Não é freezer?

Acho que esse comportamento está relacionado a onde você colocou o sensor de temperatura. Se você colocou o sensor em um poço térmico ou recipiente com água, o comportamento esperado é esse mesmo...

Se for esse o caso, faça um teste colocando o sensor solto dentro da geladeira. Deixe o termostato controlar a temperatura da geladeira, e não do líquido. Se o ambiente dentro da geladeira ficar oscilando entre 17 e 21 graus C, certamente sua cerveja estará (na maior parte do tempo) a 19 graus, por causa da massa e calor específico do líquido, que demora mais para variar 1oC do que o ar dentro da geladeira.

Vai economizar energia também.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: felipe barbosa livao
9 anos 6 meses atrás #57429

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por felipe barbosa livao no tópico Tic 17 - Freezer - Geladeira

Por isso que esse fórum eh o melhor, os cara respodem na hora! muito obrigado!
9 anos 6 meses atrás #57430

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Tic 17 - Freezer - Geladeira

felipe barbosa livao escreveu: Pessoal, comprei um tic17, regulei ele blz, e coloquei pra funcionar, ele ta desligando a geladeira normal, como teria que ser, o unico problema, eh que mesmo desligando, a temperatura continua a cair, e muito! apos desligar
Coloquei pra desliga aos 19, mas fui olha agora poco e tava 14!, sei que acima de 19 nao vai chegar, mas se fica abaixo, como no meu caso, pode dar muita diferença na breja? obrigado!


Fala aí Felipe, blz?

Eu tenho um controlador de uma outra marca, no início tive o mesmo problema que o seu, aí descobri que tb é importante programar o tempo de funcionamento do motor da geladeira. No meu tem como, por exemplo, programar para ele ligar em 19,2º graus e desligar com 19º graus, aí a geladeira não fica com o motor muito tempo ligado, não baixando tanto a temperatura, assim controlo melhor os limites.

Mas o mais importante é onde a sonda está medindo a temperatura, pois se estiver solta dentro da geladeira, provavelmente a temperatura dentro do fermentador estará em torno de 4 / 5 graus mais alta que a sonda, fazendo a fermentação gerar álcoois superiores e outros defeitos tanto no aroma, quanto no sabor.
Colocar dentro de uma garrafa com água é um pouco melhor, mas ainda terá diferença de leitura da temperatura.
O ideal é você prender a sonda em um pedaço de isopor fazendo um vinco nele para melhor acomodar a sonda, depois encostar a sonda na meia altura do fermentador e passar fita adesiva prendendo o isopor e isolando a sonda da parte interna da geladeira, com isso, a leitura da temperatura da sonda será a mais aproximada do que realmente está na cerveja dentro do fermentador, assim você diminuirá os defeitos gerados por mau controle de temperatura de fermentação.

Outra dica é você começar a fermentação sempre no menor patamar de fermentação, no caso das ales, em 18º graus e ir subindo em torno de 1,5 graus por dia, isso fará com que o fermento trabalhe melhor, gerando menos defeitos e no final da fermentação, deixe uns 2 dias a uns 24º graus, isso fará com que o fermento reabsorva os defeitos gerados. Não esquecendo de fazer uma boa maturação tb.

Seguindo essas dicas, acredito que sua fermentação dará ótimos resultados.

Olha como fica a sonda do meu controlador.




Abraços.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: felipe barbosa livao
Last edit: 9 anos 6 meses atrás by Fernando Pires.
9 anos 6 meses atrás #57431
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por felipe barbosa livao no tópico Tic 17 - Freezer - Geladeira

nao sei se a geladeira aqui de casa da pra fazer esses ajustes,...
isso ta me desanimando ja.,. toda hora vo ver la.. ta 15,16 graus, sendo que coloquei pra desligar com 19 :(
9 anos 6 meses atrás #57436

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Felipe Carlos Schwambar no tópico Tic 17 - Freezer - Geladeira

O TIC 17 tem opção de aquecer e resfriar, confere no setup se esta na opção certa (0 ou 1), no youtube tem um video da propria gaugue que ensina a configurar bem legal
9 anos 6 meses atrás #57444

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se