Cadastre-se

Duvida sobre whirlfloc

Respondido por Elison Santos no tópico Duvida sobre whirlfloc

Prezado, a recomendação é realizar a adição ao mosto nos últimos 15 minutos da fervura. Além disso, se entendi bem, você está fazendo o whirlpool antes do resfriamento. É isso mesmo? Quando errei a sequência aconteceu a mesma coisa. Acertei na segunda vez, quando fiz whirlpool após o resfriamento e aguardei 20 minutos. Funcionou muito bem.
8 anos 2 meses atrás #64090

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por George Karoleski no tópico Duvida sobre whirlfloc

Fabio V von Tein escreveu: Ola colegas. Hoje novamente fiz uma cerveja e novamente aconteceu o mesmo efeito, de algo flutuando, desta vez tirei uma foto.
Seguindo a sugestão, ficou esfriando por umas duas horas, o lúpulo decantou, mas novamente não decantou tudo.
O que posso estar fazendo errado? Talvez a quantidade de wirlfloc? Uso meia pastilha em 10 litros.
Agradeço opiniões.


O whirlpool tem que ser feito depois que esfria o mostro. E sem o chiller dentro da panela, pois isso atrapalha no movimento do líquido e consequentemente da formação do cone de trub.
Outra coisa posse ser o próprio wirlfloc que esteja causando isso...
Quando uso wirlfloc não posso fazer lavagem de fermento para reaproveitamento de leveduras, pois o fermento fica esquisito... Parecendo um pudim e não encanta...
7 anos 10 meses atrás #64965

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Ezequiel Souza no tópico Duvida sobre whirlfloc

Bom dia meu caro, ontem fiz uma leva de 20 litros de Pale Ale e aconteceu a mesma coisa que aconteceu com vc. Coloquei uma pastilha faltando 15min. pro termino da fervura e fiz o whirpool antes do resfriamento. Minha pergunta é o seguinte... Como ficou a cerveja depois de pronta deu pra tomar, ficou gostosa ou teve que jogar fora?

Estou como medo de ter estragado, depois de 7hs de trabalho ver umas gosmas boiando é decepcionante.... Espero que sua resposta não me decepcione ainda mais hahahah
7 anos 7 meses atrás #65405

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fabio V von Tein no tópico Duvida sobre whirlfloc

A cerveja ficou ótima.
Parte daquela gosma passou pro fermentador e dava pra ver umas placas rodando durante a fermentação, estava feio de ver.
Quando o fermento desceu, levou a gosma junto e cerveja ficou muito clara. Troquei para um maturador e deixei a gosma toda pra trás.
Acho perdi um pouco mais de cerveja do que o normal no fundo junto com o fermento, mas ficou muito clara, límpida mesmo.
No final deu tudo certo, mas ainda estou buscando um modo de usar whirlfloc sem a gosma, se descobrir conta aqui.
Abraço.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ezequiel Souza
7 anos 7 meses atrás #65406

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Ezequiel Souza no tópico Duvida sobre whirlfloc

Que bom cara, tomara que tenha sido apenas um susto na minha também :unsure: .

Eu já tinha feito uma Pale Ale antes com o uso do whirfloc e não ficou com essa gosma, porém na ocasião fiz o whirpool após o resfriamento e achei que estava errado. Sendo assim dessa vez resolvi fazer "certo" fazendo o whirpool antes do resfriamento e apareceu a tal gosma.

Estava pensando em não usar mais o whirfloc, mas pelo que vejo o pessoal falar ele ajuda muito.

De qualquer forma obrigado pela ajuda meu caro, assim que ficar pronta posto o resultado.

Abraço!!
7 anos 7 meses atrás #65407

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Royo no tópico Duvida sobre whirlfloc

Tive um comportamento parecido na IPA que fiz na ultima brassagem.. o trub ficou floculado, porem ficou boiando na panela..

ai pesquisando sobre o whirfloc achei o seguinte:

Sobredosagem:
A sobredosagem causa a repulsão das partículas e dispersão do trüb além de poder gerar dificuldades de fermentação bem como alterar o sabor do produto final.


A dosagem recomendada é no máximo uma pastilha para cada 25l de mosto em fervura


No meu caso foi 1 pastilha pra 20 L e acho que ja passou do ponto.. pra 10 L acho q 1 pastilha seja realmente muita coisa.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ezequiel Souza
7 anos 7 meses atrás #65408

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se