Dúvida Brassagem

Mais
11 anos 5 meses atrás #58213 por Ivan Araujo
Criado por Ivan Araujo no tópico Dúvida Brassagem
Eai pessoal,
sou novato no assunto e estou na minha segunda brassagem. A primeira que eu fiz me agradou bastante, visto a inexperiência que tenho no assunto. Entretanto, gostaria de obter uma próxima mais encorpada e não sei como ajustar isso. Alguma dica?
Outra coisa que percebi é a diferença de temperatura na superfície do mosto com o fundo da panela. Estou usando fundo falso. Então a dúvida que tenho é se as temperaturas que devem ser levadas em consideração é a do mosto ou a do fundo da panela, já que faço recirculação durante o processo.

Obrigado desde já pela ajuda!
Abraço
Mais
11 anos 5 meses atrás - 11 anos 5 meses atrás #58217 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Dúvida Brassagem
Você faz a brassagem com fundo falso e fica recirculando o mosto durante esse período?

E sobre a temperatura, o ideal é que ela fique o mais homogênia possível em toda a panela. Eu não aconselho o uso de fundo falso durante a brassagem.

Pra obter uma cerveja mais encorpada há várias maneiras, como por exemplo:

- Utilizar uma pequena quantidade de aveia (em torno de 2 a 5%);
- Utilizar maltes mais caramelizados e tostados;
- Usar malte pale ale como base, no lugar do pilsen;
- Realizar a brassagem a uma temperatura mais alta (entre 68°C e 70°C).

A aveia deixa a sensação de que a cerveja está mais encorpada. Já os maltes caramelizados e tostados acabam gerando uma maior quantidade de açúcares não fermentáveis, gerando uma FG maior, por consequência um corpo maior também. O mesmo serve para o malte pale ale. E a temperatura da brassagem interfere de modo que, quanto mais alta, maior a quantidade de açúcares de difícil fermentação, deixando a densidade final maior, o que aumenta a doçura e o corpo da cerveja.
Ultima edição: 11 anos 5 meses atrás por Gustavo Silva.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ivan Araujo
Mais
11 anos 5 meses atrás #58221 por Excluido Excluido
Respondido por Excluido Excluido no tópico Dúvida Brassagem
Isso ai, quanto ao fundo falso é só recircular enquanto o fogo estiver ligado, e nao ficar mexendo a cama de grãos
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ivan Araujo
Mais
11 anos 5 meses atrás #58233 por Ivan Araujo
Respondido por Ivan Araujo no tópico Dúvida Brassagem
Obrigado pelas dicas Gustavo e Bruno.
Vou reproduzir aqui e aprender um pouco mais com a prática.
Tempo para a criação da página:0.360 segundos