Cadastre-se

Problema na carbonatação

Criado por luiz henrique simon schmitz no tópico Problema na carbonatação

Boa tarde, mestres!

Pessoal, fiz uma pilsen respeitando todos os passos. Para o primming, usei uma high maltose vencida em 3 meses. Na carbonatação deixei na temperatura de 22 graus. Percebi que o manômetro ficou estabilizado indicando baixa pressão. Após um tempo de insistência na espera do aumento de pressão, resolvemos abrir algumas para ver o resultado. O que aconteceu, é que algumas garrafas ficaram totalmente chocas e outras com uma quantidade de CO2 satisfatória. Acredito que se o problema fosse da High Maltose vencida, todas as garrafas deveriam estar na mesma situação.

Alguém já teve uma experiência parecida ou sabe porque aconteceu isso?

Abraço!
8 anos 8 meses atrás #62681

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Excluido Excluido no tópico Problema na carbonatação

acho que a maior chance é de não ter misturado homogeneamente o priming na cerveja.
mas pq usar high maltose (ainda mais vencida) com o açucar invertido sendo tão simples? ve alguma vantagem?
8 anos 8 meses atrás #62682

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por luiz henrique simon schmitz no tópico Problema na carbonatação

Oi Bruno!
Em primeiro lugar, obrigado pelo retorno.

Cara, a High é preparada fervendo ele com água em uma determinada proporção. Depois de dissolvido, se coloca (através de cálculo) os MLs, conforme o cálculo, em cada garrafa. Só depois se coloca a cerveja. De 2 em 2 dias, viramos garrafa por garrafa 3 vezes para misturar o conteúdo. Então não acredito que seja isso.

Tua utiliza o açucar invertido nas tuas cervejas? Como tu faz isso, e porque? No curso que fizemos, nos ensinaram desta forma. Pode ser que seja porque eles sejam os fornecedores dos insumos. Risos...
8 anos 8 meses atrás #62683

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Excluido Excluido no tópico Problema na carbonatação

Eu (e a maioria dos cervejeiros) faço assim:
defino a quantidade de açucar por litro de cerveja, de acordo com o estilo e a quantidade de gas que quero (da pra usar uma calculadora para isso por ex: www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/ )
Dissolvo a quantidade de açucar total no dobro de agua fervendo, fervo por uns 5 minutos (pode colocar umas gotinhas de limão para nao correr o risco de caramelizar), espero resfriar e adiciono enquanto estou tranferindo a cerveja do fermentador para o balde de engarrafamento, se colocar logo no começo o priming nem precisa mexer, ela ja se mistura bem.
ai é so deixar as garrafas quietas em temperatura ambiente, de preferencia num lugar fresco. e o ideal é nem ficar mexendo muito para deixar o fermento se compactar bem no fundo da garrafa.

Mas voce pode usar essa mesma soluçnao colocando nas garrafas individualmente, eu acho pouco pratico, mas tem bastante gente que faz
Last edit: 8 anos 8 meses atrás by Excluido Excluido.
8 anos 8 meses atrás #62685

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por luiz henrique simon schmitz no tópico Problema na carbonatação

Legal. Vou experimentar. A high maltose tem uma vencimento curto. Normalmente não consigo usar ela toda antes de vencer.

Mas voltando ao assunto, acredito que meu problema não seja este. Já pensei até se as tampinhas não estavam defeituosas, já que parte ficou choca e parte não... As garrafas foram lavadas e fervidas. tb não acredito ser problema de sanitização...
8 anos 8 meses atrás #62687

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Excluido Excluido no tópico Problema na carbonatação

pode ser tambem, já aconteceu comigo, uso aquele arrolhador branco mais comum, agora sempre aperto duas vezes as tampas, coloco uma vez giro a garrafa e aperto outra vez, ai nunca mais tive esse problema
8 anos 8 meses atrás #62690

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se