Inciando a produção

Mais
9 anos 11 meses atrás #64371 por CARLOS TAGLIANI
Criado por CARLOS TAGLIANI no tópico Inciando a produção
Olá pessoal. Sou novo no Brejas e tb no processo de fabricação de cerveja caseira.
Hoje fiz minha primeira cerveja (Americam Pale Ale). Levei o dia todo na função mas valeu a pena, gostei da muvuca toda.
O processo foi perfeito até o final, igualzinho ao que vi no vídeo do Mestre Cervejeiro, mas ocorreu algo inesperado (para mim). O processo de resfriamento do mosto com o chiller estava indo muito bem, o líquido estava límpido, mas quando a temperatura chegou próximo de 30 graus surgiu algo como se fosse uma gelatina que ficou na parte de cima da panela, sobrenadando. Acabei fazendo a trasfega para o balde fermentador normalmente, com cuidado para não passar essa gelatina junto.
alguém sabe o que aconteceu? Isso vai estragar a cerveja?
Obrigado e abraço a todos
Mais
9 anos 11 meses atrás #64406 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Inciando a produção
E aí Carlos!

Por acaso essa gelatina não era bege ou semelhante?

Pode ser que seja as proteínas que são coaguladas na fervura. As vezes elas aparecem somente depois do fim da mesma.

Pode continuar o processo que é provável que não seja nada demais. Se fosse alguma contaminação não iria dar resultado tão rápido.

Abraço!
Tempo para a criação da página:0.352 segundos