Cadastre-se

Problemas na produção

Respondido por Diego Maciel no tópico Problemas na produção

Gustavo Silva escreveu: - Lavagem dos grãos: importante deixar a água de lavagem por pelo menos uns 20min eu contato com a cama de grãos antes de retirá-la e adicionar mais água. Além disso eu praticamente só termino a lavagem quando a densidade do líquido que está saindo alcançar o valor menor que 1,015g/mL.


Após adicionar mais água você espera mais 20 minutos ? Ou somente na primeira adição de água ?
8 anos 1 mês atrás #64499

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Problemas na produção

Em cada uma das adições de água (normalmente faço 3) eu espero esse tempo. :)
8 anos 1 mês atrás #64500

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Andre Nunes no tópico Problemas na produção

Obrigado Gustavo! Esta semana vou fazer mais uma brassagem de mais vinte litros com a mesma receita e vou corrigir os erros que cometi. Vou postando aqui os resultados ! Agora pouco dei uma olhada na fermentação da primeira brassagem como não tenho um termostato para controlar a temperatura da fermentação estou fazendo em temperatura ambiente vi aqui no forum umas dicas suas Gustavo sobre esse tema, nos dois primeiros dias estava bem intenso, no terceiro dia baixou a atividade, e hj quarto dia continua baixa o liquido está ficando menos turvo e me deu a impressão de que o krause (acho que é assim que se escreve) esta decantando! Acho que ate agora esta correndo tudo certo na fermentação !
8 anos 1 mês atrás #64503

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Diego Maciel no tópico Problemas na produção

Gustavo Silva escreveu: Em cada uma das adições de água (normalmente faço 3) eu espero esse tempo. :)


Valeu Gustavo, obrigado.....estava sumido do fórum..

Quanto de água você adiciona por vez ? Para fazer somente 3 adições deve ser bastante..

Eu deixo metade da torneira aberta e vou adicionando água, tentando manter 2 dedos de água acima da cama de grãos..

Vou tentar fazer do seu jeito da próxima vez..
8 anos 4 semanas atrás #64504

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Problemas na produção

Sim, a princípio está tudo ocorrendo normalmente. :lol:

Diego Cunha Maciel escreveu:
Valeu Gustavo, obrigado.....estava sumido do fórum..

Quanto de água você adiciona por vez ? Para fazer somente 3 adições deve ser bastante..

Eu deixo metade da torneira aberta e vou adicionando água, tentando manter 2 dedos de água acima da cama de grãos..

Vou tentar fazer do seu jeito da próxima vez..

A quantidade de água depende da minha densidade antes da lavagem (normalmente eu obtenho sempre o mesmo valor, mas muda de pessoa para pessoa) e de quanto eu quero de OG. Eu considero um cálculo difícil. Mas na média eu acabo usando 20~23L divididos em 3 porções.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Andre Nunes
Last edit: 8 anos 4 semanas atrás by Gustavo Silva.
8 anos 4 semanas atrás #64507

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Andre Nunes no tópico Problemas na produção

Gustavo Silva escreveu: Então, pelos meus cálculos o teu rendimento foi em torno de 60%, o que eu considero bem baixo. Provavelmente foi só isso que aconteceu.

E sobre a decantação. Eu deixo 2h30min eu média para conseguir um resultado satisfatório. Talvez você precise deixar mais algum tempo decantando.


Boa noite Gustavo. Andei estudando sobre eficiencia para alcançar a OG correta e o volume correto no fim da fervura e encontrei essa postagem da Omini Lupulo.
www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseira...-quantidade-de-agua/

nesse caso o volume inicial de agua seria bem proximo da receita que fiz dando 2,5 por kilo que no meu caso seria 5,1 kilos de malte
= 12,75
a agua da lavagem é que muda bastante = 12,75 x 1,5 = 19,12
perda com evaporação = 5,1 l
total de agua levada para fervura = 31,875 - 5,1= 26,775
perda por evaporação 4 litros
perda com trub= 2 litros
perda com mediçao da OG 0,25 ml
total apos fervura: 26,775-4-2-0,25=20,525
com esse calculo em tese conseguiria atingir o volume final correto da receita porem será que consigo atingir a OG correta que seria 1060?
dessa vez tambem vou tentar moer o malte mais fino um pouco pq percebi que no bagaço ainda tinha uns graos inteiros não muitos mas tinha
lembrando que minha panela tem 36 litros e nao uso torneira nela
Last edit: 8 anos 3 semanas atrás by Andre Nunes.
8 anos 3 semanas atrás #64585

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se