Deixar o mosto resfriando em temperatura ambiente

Mais
9 anos 1 mês atrás #64935 por Julian C
Pessoal, hoje faço cerveja com meu irmão e utilizamos um chiller de contra fluxo para resfriarmos o mosto para fermentação. Pretendo começar a fazer cerveja em casa, sozinho, e por isso estou imaginando formas de eliminar alguns equipamentos para facilitar. Moro num apartamento, e não tenho espaço e quero evitar o máximo de sujeira. Uma das minhas ideias, era não usar qualquer equipamento para resfriar o mosto, nem chiller de imersão, nem de contra fluxo. Pretendo por o mosto direto no balde fermentador e deixo fechado em temperatura ambiente até que ele baixe para um temperatura que eu possa por o fermento, ou caso demore muito por na geladeira para agilizar a queda da temperatura. A minha dúvida, esse tempo que o mosto ficará fora da geladeira, ficará sem fermento, posso comprometer a minha produção?
Mais
9 anos 1 mês atrás #64936 por Fernando BM
Amigo, não faça isso...

Seu mosto vai demorar muito para resfriar e chegar na temperatura adequada... o risco de contaminação é enorme. Ele está cheio de nutrientes, quanto antes você colocar o fermento melhor, porque ele deve se alimentar e multiplicar ali e não as bacterias e fungos selvagens do ambiente.

Seu mosto quente por muito tempo vai oxidar, escurecer e gerar muitos off flavors. A cerveja vai ficar muito turva, por causa da falta do cold break que ajuda a precipitar as proteinas do mosto...

Seu mosto tem que estar frio em 30 minutos.
Quer economizar espaço? Arrume um chiller de placas... Invista em um single vessel ou BIAB.

Espero ter ajudado
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Julian C
Mais
9 anos 1 mês atrás #64941 por Julian C
Muito esclarecedor, me obrigo a utilizar um Chiller.
Tempo para a criação da página:0.355 segundos