Receita IPA

Mais
11 anos 10 meses atrás #56472 por Rodolfo Grilu
Criado por Rodolfo Grilu no tópico Receita IPA
Olá Galera...

Sou novo no forum e já faço cerveja há alguns meses...

Estou criando e testando receitas e por esse motivo minhas levas são pequenas... rendem geralmente 9,0L ao final (engarrafada)!

Quero opiniões sobre uma IPA (com uma cor mais bronzeada que o normal) que pretendo fazer nos próximos dias:

Maltes:
1,8kg malte pilsen
1,0kg Pale Ale
0,2kg malte caraaroma
0,4kg malte melanoidina

Brassagem:
64 graus por aprox. 80min (teste de iodo)
78 graus por 5min

Fervura:
Galena - 30g (60 min)
Chinook - 15g (40 min)
Cascade - 30g (1min)

Fermento Us-05

Água: 17L

Ainda não estou familiarizado com softwares de receitas, crio as minhas de acordo com a experiência que já adquiri e pesquisando receitas da galera!

Meu objetivo é uma cerveja amarga (algo entre 30 e 45 IBU seria ótimo) com uma coloração avermelhada/cobre e teor alcoolico entre 5,0 e 6,5... Alguma sugestão?

Um forte Abraço a todos
Mais
11 anos 10 meses atrás - 11 anos 10 meses atrás #56474 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Receita IPA
Se teu objetivo é uma cerveja amarga, essa aí vai te surpreender. :) Vai dar em torno de 110 IBU, contando 12L no final da fervura. Sugiro diminuir as quantidades em 60%, usando 12g de Galena, 6g de Chinook e 12g de Cascade. Com isso terá em torno de 44 IBU.

A cor vai ficar entre levemente acobreada.

Já sobre o teor alcoólico, eu geralmente faço 10L também (rende uns 8,5L) e uso como medida que 4Kg de malte gera uma OG de 1,078 ~ 1,080g/cm³.

Então, fazendo a brassagem a 64°C provavelmente sua FG será em torno de 1,013g/cm³. Para ter 5% a 6,5% ABV você terá que obter uma OG de 1,051 a 1,062g/cm³. E com essa quantidade de malte provavelmente terá mais que 1,065. Eu sugiro retirar 100g de melanoidina e 200g de pilsen.
Ultima edição: 11 anos 10 meses atrás por Gustavo Silva.
Mais
11 anos 10 meses atrás #56475 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Receita IPA
lembrando que é bom conferir o teor de alfa-ácidos de cada lúpulo pra fazer este cálculo de ibu. esse teor varia bastante de acordo com safra e produtor.

ps.: não vai fazer dry-hopping?
Mais
11 anos 10 meses atrás #56477 por Gustavo Silva
O cálculo que eu fiz já foi considerando 10% de perda.
Mais
11 anos 10 meses atrás #56480 por Rodolfo Grilu
Respondido por Rodolfo Grilu no tópico Receita IPA
Poxa...

Gostei demais da ajuda!

Não farei Dry hoping, ainda tenho medo de contaminação por esse processo e espero obter um aroma interessante de lúpulo com o cascade adicionado em 1min, mas meu objetivo é justamente uma cerveja amarga com um aroma moderado de lúpulo!

Quanto aos lúpulos acho que exagerei mesmo... 110 IBU vai ser muuuito, eu pretendo chegar no máximo em algo próximo de 60, mais do que isso vai ser agressivo demais! Diminuí a quantidade dos 3 lúpulos, mas mantive o cascade final (1min) em 20g para permanecer com o aroma marcante desse lúpulo! Creio que agora eu consiga algo entre 45 e 60 IBU, estou certo? Esses 20g no final da fervura ainda é muito?

Modifiquei um pouco a proporção dos maltes, diminui um pouquinho a quantidade para não ultrapassar 7% de ABV, mas chegar perto disso não vai me assustar, pois a proposta é justamente uma Strong IPA, tanto no amargor quanto no teor alccólico. Ajustei a quantidade de caraaroma também, pois quero a coloração cobre também marcante!

Resumindo o meu objetivo: IPA com cor avermelhada, Amarga (IBU entre 45 e 60) e alcoólica (ABV entre 5 e 7%)!

Segue como ficou a receita:

Maltes:
1,6kg malte pilsen
1,0kg Pale Ale
0,4kg malte caraaroma
0,3kg malte melanoidina

Brassagem:
64 graus por aprox. 80min (teste de iodo)
78 graus por 5min

Fervura:
Galena - 12g (60 min)
Chinook - 5g (40 min)
Cascade - 20g (1min)

Fermento Us-05

Fermentação primária: aprox. 7 dias (17-21 graus)
Maturação: 7 dias (4-8 graus)

Primming com 6g/L por 10 dias

O que acham?

Abraços
Mais
11 anos 10 meses atrás #56481 por Gustavo Silva
Então, pelos meus cálculos (de cabeça), tua cerveja vai ficar com uma cor acobreada mesmo, quase uma red ale.

E o Cascade usado a 1 minuto do final da fervura praticamente não interfere no amargor, pode usar tranquilamente essa quantidade que ainda ficará com cerca de 44 IBU.

Eu sugiro maturar por mais que 8 dias, pelo menos 15 dias na geladeira ou 10 dias a 1°C. Eu deixei uma english pale ale com caracteristicas semelhante maturando por apenas 8 dias e não foi suficiente.
Tempo para a criação da página:0.431 segundos