Viagem e Cerveja - Onde beber boas cervejas na Suécia

A Suécia é um país invejável. Menos de 10 milhões de habitantes, ótima qualidade de vida e uma lista de empresas multi-nacionais que muita gente nem sabe que, originalmente, são de lá, como TetraPak, Volvo, Scania, Ericsson, Electrolux, IKEA, Saab, entre outras.

Com relação a cervejas, a gente aqui no Brasil conhece muito pouca coisa que eles tem pra oferecer, já que seus produtos não são largamente conhecidos fora da Escandinávia. Mesmo assim, há diversas boas cervejas para serem degustadas, sejam de macro ou micro-cervejarias.

Está certo que a Suécia tem uma série de restrições para a venda de bebidas alcoólicas e que as cervejas lá são bem caras, inclusive pro padrão deles, mas encontrar boas cervejas em bares e restaurantes não envolve grandes esforços. Em Estocolmo, há diversas opções de bares especializados em cerveja, além de ser possível comprar nas famosas lojas do governo boas opções de diversas partes do mundo, a preços que pra gente, que já esta acostumado a pagar caro pelas importadas, passa a valer a pena.

Abaixo você irá encontrar algumas dicas de onde beber boas cervejas em Estocolmo. Há outros tantos lugares a serem explorados, mas que não iremos recomendar pois não fomos pessoalmente conferir.

Nils Oscar Bar

Nils Oscar Bar

Bar de uma micro-cervejaria suéca de Estocolmo e que tem certa fama entre os apreciadores de cervejas especiais. Tem as principais cervejas da marca, porém não conta com a seleção completa, pelo menos quando estivemos por lá.

Endereço:
Sankt. Eriksgatan, 36
Próximo à estação Fridhemsplan T-bana
http:// www.nilsoscarbar.se


Duvel Café

Duvel Cafe
Duvel Café

Nada mais nada menos do que um bar temático da Duvel. Diversas boas opções na pressão (contamos 9), incluindo Maredsous 10 com 9,5% de álcool, Chimay Tripel, Westmalle Dubbel e Tripel Karmeliet. O mais curioso, entretanto, foi não ter a própria Duvel disponível na pressão, apenas na garrafa. Alias, as opções de belgas em garrafas são muitas, incluindo Lambics. Os preços estão na média para o país..

Endereço:
Vasagatan, 50 - Estocolmo
Próximo à estação central do metrô
http://www.duvelcafe.rgsth.com

Cervejas Pressão do Duvel Café de Estocolmo
Cervejas na pressão disponíveis no Duvel Café - isso mesmo, não tinha a Duvel (?!?!)

Duvel Café em Estocolmo
Quase tudo é Duvel na foto. Reparem bem, eu disse quase tudo...

Akkurat

Simplesmente o bar com o maior número de cervejas da Suécia. Famoso até em outros países - foi muito bem recomendado por donos e gerentes de bares em Copenhaguem/Dinamarca, Berlim/Alemanha e Bergen/Noruega.

Um dos motivos de sua fama é a quantidade de cervejas oferecidas. São aproximadamente 600 cervejas diferentes! Isso mesmo, seissentos rótulos diferentes, incluindo todas as Trapistas (sim, eles têm as Westvleteren), muitas americanas e diversas micro-cervejarias suécas.

O segundo motivo da fama são as mais de 25 cervejas oferecidas na pressão, sendo que entre 5 a 8 são as chamadas Cask Ales, cervejas não filtradas e não pasteurizadas, acondicionadas em barris de metal - e nunca kegs - para uma segunda fermentação, sem a adição de gás carbônico ou nitrogênio. Também são chamadas de Real Ale (leia mais sobre Real Ales e a Campanha pelas Real Ales).

Para servi-las, não é utilizado nenhum recurso de pressão por gás. A chopeira tem uma alavanca que precisa ser acionada para bombear a cerveja em direção ao bico da chopeira. Para poder enchar um copo de 500ml, são necessários 2 ou 3 acionamentos da alavanca. Para entender melhor, veja o vídeo abaixo.

Obviamente, como nos demais bares da Suécia, o Akkurat não é dos mais baratos, mas vale a visita. Não se deixe intimidar pelo visual de fora. Entre, sente próximo ao balcão e delicie-se com algumas cask ales ou cervejas das micros locais.

Akkurat - bar em Estocolmo/Suécia
O cardápio das Real Ales fica nos quadros-negros na parede oposta ao balcão

Akkurat
Algumas das cervejas na pressão. Dá pra ver a coleção de bolachas ao fundo

Akkurat Chopeiras
Chopeira com as marcas das macros. No fundo, as Real Ales nos barris, gelando

Akkurat chopeiras
Chopeira meio "naja" com as cervejas das micro

Akkurat - geral do balcão
Balcão, o melhor lugar pra sentar e ver as cervejas de perto e poder conversar com os especialistas

Akkurat - geral do interior do bar
Geral da parte interna do bar. É possível sentar do lado externo também

Akkurat - Real Ales gelando
Dê só uma olhada nas Real Ales gelando

Endereço:
Hornsgatan, 18 - Estocolmo
Próximo à estação Slussen T-bana , pertinho do lado sul do Gamla Stan
http://www.akkurat.se

Ardbeg Embassy (antes Glenfiddich Warehouse) n.68

Ardbeg Embassy n.68
Ardbeg Embassy n. 68 no Gamla Stan - Estocolmo

Um bar/restaurante especializado em whiskies e cervejas. Nada mau hein? Oferece cerca de Mais de 20 cervejas locais na pressão.. Se for apenas para beber, tem que ser no balcão, já que para pegar uma mesa é necessário consumir algum prato do restaurante. O balção, apesar de grande, fica cheio com facilidade, portanto se quiser garantir seu espaço com tranquilidade, recomendamos que não deixe pra chegar muito tarde.

O mais legal deste lugar é que dá pra beber mais por menos. Explico: há uma opção de pedir copos de degustação. São taças ISO, com cerca de 150ml e pelo preço de 30 coroas suécas, independente da cerveja. Como os preços na Suécia são bem salgados para nossos padrões(o preço médio da cerveja de 500ml é de 72 coroas suécas, quase R$ 20,00), vale a pena a pechincha para poder provar diferentes rótulos. Aí você volta no dia seguinte e bebe apenas aquelas que mais gostou.

Endereço:
Västerlånggatan, 68 - Estocolmo
No Gamla Stan (Cidade Antiga) - o centro histórico de Estocolmo
http://www.ardbegembassy.se

Chopeira Glenfiddich Warehouse n.68
Chopeira das micro-cervejarias suecas

Glenfiddich Warehouse n.68 com as cervejas mais comerciais

Confrade Sangion no Glenfiddich Warehouse em Stockholm
Reparem no copo ISO que tem preço camarada e te ajuda a beber menos, provando mais

cardápio Glenfiddich Warehouse n.68
Cervejas na pressão: nem todas estavam disponíveis

Systembolaget

Systembolaget tradicional de rua
Fique atento por este símbolo nas ruas da Suécia. Sinônimo de cervejas acima de 3,5% de álcool

Alguns já ouviram falar, outros não. Dos que ouviram, alguns já pensaram que era brincadeira, mas não é. Estou falando da restrição de venda de bebidas alcoólicas que existe na Suécia. Para ser vendida livremente em supermercados, as bebidas alcoólicas não podem passar de 3,5% ABV de álcool. Como a grande maioria das cervejas tem percentuais acima disso, algo como 4,5% por exemplo, todas as cervejarias que querem ter seus produtos vendidos nos supermercados, sejam empresas suécas ou não, têm que fazer uma versão diferente, com menos álcool. Isso mesmo, na Suécia você encontra as mesmas marcas de cervejas, como Staropramen e Carlsberg por exemplo, com um teor alcoólico menor. E o pior - ou melhor, se visto do lado de quem vai beber - é que a versão tradicional pode ser encontrada no país, mas deve ser comprada em lojas especiais, que só vendem bebidas alcoólicas, e são, acreditem vocês, controladas pelo governo. São as conhecidas Systembolaget. Já foram mais restritas, por exemplo não abriam de sábado e você tinha que pedir as cervejas em um balcão como se estivesse comprando remédios controlados. Hoje, já funcionam também com sistema de auto-serviço (apesar de algumas ainda serem de pedir no balcão) e abrem aos sábados. Mas fiquem atentos, pois não ficam abertas até muito tarde, normalmente fechando entre 7 e 8 da noite e nos sábados fechando mais cedo. Cada loja tem seu horário.

As principais lojas de Estocolmo estão nos endereços abaixo.

  • Regeringsgatan, 44
  • Klarabergsgatan, 62
  • Lilla Nygatan, 18
  • Vasagatan, 25

Se quiser conhecer o sistema de compra no balcão, visite a loja da Lilla Nygatan, na cidade antiga Gamla Stan.

A preferida do BREJAS é a loja da Regeringsgatan. Fica dentro de um algo como um shopping e, para vocês terem uma idéia, pensem na loja de Duty Free que temos nos aeroportos brasileiros, multipliquem por 2 ou 3 em termos de tamanho e encham apenas com bebidas alcoólicas de todos os tipos: cervejas, vinhos, outros fermentados e diversos outros destilados. As fotos abaixo ajudam a ilustram o que estamos dizendo.

Systembolaget - entrada
Loja da Regeringsgatan, que fica dentro de um shopping

Geral da Loja. Dá pra brincar né? O paraíso das bebidas alcoólicas
Geral da Loja. Dá pra brincar né? O paraíso das bebidas alcoólicas

Cervejas no Systembolaget
Reparem na fileira de cervejas ao fundo. Organização também é o ponto forte. Todas separadas por estilo

Cervejas lagers claras no Systembolaget
Área das Lagers claras


Área das cervejas Ale

Systembolaget - muita opção mesmo sendo loja do governo
Centenas de opções, mesmo sendo loja do governo

Skål!


Tem dicas de cervejas suecas ou de bares/pubs/ imperdíveis na Suécia? Compartilhe-as conosco e com os demais leitores, enviando as suas barbadas e suas fotos (se as tiver) para o nosso e-mail [email protected]. Elas serão publicadas no site juntamente com as nossas, para alegria de todos os leitores do BREJAS.

Para deixar seus comentários, visite o correspondente post do Blog do BREJAS.


Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]