IBU: A escala do amargor da cerveja

Comments
90.067 visitas

cervejas

Não é apenas no percentual de álccol (ABV) que se “mede” a força de uma cerveja. Há diversas outras unidades técnicas quantitativas que traçam um raio-x da breja, entre elas o índice de amargor. Em inglês, essa escala é chamada de IBU (International Biterness Unit). Quanto maior a IBU, mais a breja é amarga. Ou mais lupulada, já que o principal responsável pelo amargor de uma cerveja é o lúpulo. A IBU de uma cerveja é determinada por um cálculo específico feito no momento da sua fabricação, e as cervejarias quase nunca informam esse índice em seus rótulos.

Para melhor entendimento do leitor, BREJAS apresenta abaixo um gráfico apresentando a variação de IBU´s encontráveis em cada estilo de cerveja (segundo o BJCP). Repare, por exemplo, que uma cerveja “comum” brasileira, do estilo Standard American Lager — como aquela Brahma do boteco, por exemplo — tem de 8 a 15 IBU, enquanto que uma verdadeira pilsen, como a tcheca Czechvar, tem de 35 a 45. Alguns estilos são hiperlupulados, como as Imperial India Pale Ale, com IBU´s que vão de 60 a incríveis 120. Outras brejas possuem muito pouco amargor, como as lambics, cujo IBU é de, no máximo, 10.

ibubrejas

Cursos do BREJAS

Confira o programa de Cursos e Palestras do BREJAS. Para quem quer aprender a degustar com conhecimento, o Curso de Degustação de Cervejas e Cultura Cervejeira. E, para um evento realmente diferente na sua empresa, com informação cervejeira e também diversão, a Palestra-Apresentação corporativa O Mundo da Cerveja.

Comentários

  1. Maurício disse:

    Extremamente interessante esta informação! A diferença já era notável pela simples degustação. Uma pergunta preguiçosa: qual a IBU da Eisebahn 5? =) Abraço

  2. “Xará”,

    Difícil dizer, e a fábrica não divulga. Pelo estilo da breja (Amber Lager ou Vienna), é pra ter de 18 a 30 IBU. Mas ela é fabricada utilizando o método do dry-hopping, o qual adiciona uma segunda lupulagem já na fase de maturação.

    Então, até pela comparação sensorial com outras brejas as quais já se sabe o IBU, tenho certeza de que esse índice é muito maior do que o estilo propõe…

    Convido ao leitor que souber dessa informação para colocá-la aqui.

    Um abração.

  3. Luiz Eduardo de Carvalho Silva disse:

    Já perguntei isso no site da Eisenbahn, no link “Fale com o Mestre Cervejeiro”.. Seguem a pergunta e a resposta:

    “Pergunta:
    Olá Sr. Gehard, Gostaria de saber o IBU das cervejas da Eisenbahn. Estava vendo o site de algumas microcervejarias norte-americanas que declaravam o IBU das suas cervejas. Fiquei curioso para saber o IBU das Eisenbahns! Parabéns pelas ótimas cervejas! Ein Prosit!
    Luiz Eduardo – Joinville/SC

    Resposta:
    Caro Luiz
    Muito obrigado pelo elogio às nossas cervejas. De fato é muito comum nos EUA as cervejarias divulgarem a lupulagem em suas cervejas. Isso porque lá se criou um costume entre os apreciadores de que quanto mais lúpulo e, consequentemente mais amarga a cerveja, melhor. Por isso, eles divulgam pra mostrar o quanto amarga a cerveja é. Nós achamos esse culto ao amargor exagerado, deixando algumas cervejas desequilibradas. E por isso, por aqui, ainda não divulgamos esses detalhes das nossas cervejas.
    Ein prosit mit Eisenbahn!”

  4. Pois é…
    Como eu havia dito, por aqui normalmente não se divulga IBU.
    Mas, por experiência, eu arriscaria dizer que a Eisenbahn 5 passa dos 70 IBU…
    Um abração.

  5. Cleber disse:

    Gostaria de saber como medir o IBU de uma cerveja artesanal

  6. Max disse:

    Olá, gostaria de saber se é possível medir o IBU em casa e como é que faz isso.

  7. […] potentes 75 IBU´s (índice internacional de unidades de amargor). Pra se ter uma ideia, uma cerveja “tipo […]

  8. FRANCISCO CAPONI CONFETTI disse:

    Se voçês ainda não saborearam o chopp Haus Bier ,estão perdendo, mas estão convidados quando virem para o oeste do paraná venham até Marechal Candido Rondon.

  9. MagnatasBeer disse:

    Para medir o IBU pessoal, é necessário uma análise química em laboratório. Reações químicas feitas com soluções padronizadas, agitação, leitura no espectrofotômetro e cálculo. Se você tiver dinheiro para investir nisso e um conhecimento técnico, então… boa sorte.

Cursos do Brejas

Participe dos cursos de cerveja do Brejas

  • Fabricação de Cerveja Caseira
  • Estilos e Degustação de Cerveja