Pão e Cerveja: Programa 115 – O calvário da Cervejaria Fraga

Comentários
464 visitas

Clique na caixa para ouvir:

paoecervejadisplay115

Quanto custa, em termos de dinheiro, tempo e paciência, abrir uma microcervejaria no Brasil? Porque há tantos entraves burocráticos? Qual o motivo de haver tanta falta de organização e competência das autoridades das diferentes esferas do poder quando o assunto é abrir uma pequena indústria?

O papo de hoje no programa que acabou de ir ao ar é com Fredy Litowsky, um dos sócios da ainda não legalmente existente Cervejaria Fraga, do Rio de Janeiro. Ele fala à jornalista Fabiana Arreguy que há anos quer produzir, pagar impostos e criar empregos. O estado não deixa.

Mais dicas de livros sobre cerveja

Na semana passada eu comecei a falar sobre alguns livros imperdíveis pra quem deseja se aprofundar sobre o universo da cerveja. Na Dica do BREJAS de hoje eu dou mais dicas, incluindo alguns livros fundamentais em inglês.

A coluna Pão & Cerveja vai ao ar todas as sextas-feiras às 11:45 da manhã pela rádio CBN de Belo Horizonte (106,1 FM). Ouça ao vivo o programa ou curta os programas anteriores gravados e disponibilizados aqui no blog pelo BREJAS. Para a experiência ficar completa, acompanhe também o Blog Pão & Cerveja.

2 Respostas para “Pão e Cerveja: Programa 115 – O calvário da Cervejaria Fraga”


  • Este site, este programa, este depoimento da cervejaria fraga, é tocante, estou vivendo o mesmo problema, estou em porcesso ainda, nem dei entrada, mas faz um ano que estamos estudano a regulamentação do MAPA e tentando exaustivemante se adaptar ao registro, estou com medo do ministério, apesar de ter sido tão bem atendido lá, os casos de falta de bom censo de quipes de fiscais brasil afora me desanima, penso o seguinte hoje, só é possível um pequeno cervejeiro conseguir o MAPA se o responsavel pelo setor do ministério que o atendeu, tiver bom censo e ser uma boa pessoa, porque caso contrário nunca seremos, se não tivermos um lobby colossal e milhares de reais para começar, ou seja começar grande!!!, gigante, “nunca seremos” que país é este??????????, se não nos unirmos e fizermos um escarcel para mudar as coisas, “nunca seremos”, caro amigo Fraga, vou lutar até o fim, pode ser que nunca consiga o MAPA, mas vou ao ministério público, vou pesquisar tudo que é possível para aterrorizar esta injustiça, farei filmes, derrubarei empregos, farei inimigos, mas antes, farei tudo o que estiver ao meu alcance para simplismente funcionar legalmente, gerar empregos e impostos, mas não vou exitar em baixar o pau na barraca se for injustiçado por estas normas malucas, os políticos ainda vão na televisão e falam do incentivo ao desenvolvimento…!!!!!!pode?????, balela!!!!!!!, revoltante, indignante, FISCAIS E TÉCNICOS DO MAPA DO BRASIL INTEIRO, vocês são brasileiros, parem com isso, nos apoiem, somente vocês podem nos ajudar neste momento, porque seus chefes (não querendo generalizar) usam jatinhos de mega empresas como meio de transporte, sejam nossos amigos, somos pequenos, não sujos… nos ajudem porque muitos de vocês são pessoas honestas, acham honesto e justo esta perseguição????, são capazes de dizer que não existe perseguição????. Meu Deus, cadê a conciencia das pessoas?, amigo Fraga, precisamos do apoio destas pessoas se não tivermos, precisamos lutar com unhas e dentes, procurar promotores de justiça, a presidenta etc…, o povo nos apoia porque somos eles, queremos boa cerveja, o povo também quer, somente o ministrério é que não quer…

    Desabafo numero 1054

    Vou processar o governo federal por estar enlouquecendo devido ao terror da regulamentação brasileira do MAPA

    Fui pra me enfartar antes de sair o deferimento do meu MAPA

    Ass. Márcio Lucena (pequeno preodutor artesanal de cervejas especiais)

  • Pessoal, não escrevo tão ruim assim, os erros de prtuguês e de digitação foram pela euforia que sentí depois de ter ouvido o programa, peço desculpas por tantos erros…

    Márcio

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]