A De Halve Maan é uma cervejaria independente localizada na cidade belga de Bruges. Segue breve história:
Desde 1564 há registros de uma cervejaria chamada "Die Maene" (ou "a lua") em Bruges. Mas foi somente em 1856 que Leon Maes (também conhecido como Henri I) comprou a propriedade onde funcionava tal cervejaria. Assim, com a ajuda de seu tio, implementou ali uma nova fábrica e a batizou de Brouwerij De Halve Maan ("cervejaria meia lua"). Ao longo dos anos a empresa passou de pai para filho até chegar aos dias de hoje, sob o comando da sexta geração.
BRUGSE ZOT
Brugse Zot (ou "louca de Bruges") é uma Belgian Blond Ale lançada em 2005. Entre seus ingredientes estão quatro tipos de malte e duas variedades de lúpulo.
Líquido translúcido de coloração amarela escura. Servido, tem formação abundante de espuma marfim com boa retenção.
No nariz, notas de mel e laranja cristalizada despontam seguidas por nuances fenólicas e leve caramelização de malte. Certo traço de oxidação (papel molhado) dá sinais, ao fundo.
Ao paladar mostra textura sedosa e corpo médio, com elevada carbonatação. Sugestões marcantes de casca de laranja cristalizada e mel dão o tom do sabor; malte caramelizado e sutil dulçor, complementam. Tal como no aroma, um pouco de oxidação também pode ser percebida. O final é seco, moderadamente amargo e condimentado.
Blond Ale, no geral, agradável (a despeito do cansaço precoce a cerca de um ano de seu vencimento). Provável boa pedida na Bélgica; "loteria", porém, no Brasil. O negócio aqui é ir de Leffe que custa bem menos e sempre "dá bom".
Cerveja com aroma e sabor com excelentes toques de panificação, fermento,mel e notas frutadas, com destaque para maçã e banana!
Begian Blonde Ale fácil de beber, saborosa e com corpo médio bem característico.
Líquido de coloração dourado-médio, levemente turvo, com boa carbonatação.
Espuma branca, abundante, densa e de longa duração, que deixa marcas pelo copo à medida em que se esvai.
Aroma floral/frutado predominante.
Sabor equilibrado entre o dulçor do malte e o amargor do lúpulo floral, bem marcante.
Retrogosto amargo, assertivo e duradouro.
Excelente cerveja!
De coloração acobreada, opaca. Espuma branca, de bolhas pequenas com característica efevescente, relativamente persistente. Delicioso aroma adocicado, trazendo notas de mel e caramelo. No sabor, início e final doces, notas de malte, mel, caramelo e frutas cristalizadas, o lúpulo é tímido no retrogosto. Álcool bem inserido, trazendo uma leve licorosidade à bebida. Carbonatação média. Corpo médio.
Uma deliciosa Belgian Blond Ale, vale experimentar!