- Aroma maltado, frutas secas
- Espuma cor de marfim, de médias formação e duração. Líquido de cor marrom acastanhada, quase opaco
- Sabor maltado, melaço, toffee, figos, brandy. Leve amargor que permanece no final
- Encorpada, calorosa, com teor alcoólico evidente. Baixa carbonatação. Textura licorosa
Excelente cerveja.
Boa aparência, forma uma espuma média, meio espumosa, bege e ligeiramente fugaz, deixa uma renda justa no início e boas lágrimas de álcool ao girar o copo. Um tanto nublada e um pouco borbulhante. Coloração entre marrom e vermelha escura.
Aroma delicioso, rico e complexo, malte entre médio e intenso, ares de caramelo escuro e leve tostado. Lúpulo muito leve, traços de ervas. Álcool médio. Ainda um tanto vinho do porto, meio temperos, frutas secas, ameixa seca, leve cereja, frutas cristalizadas, frutas vermelhas, licor, baunilha e madeira.
Sabor delicioso, rico e complexo como o aroma, longa duração, doçura inicial meio leve, amargor moderado, meio álcool, reflete muito bem o aroma, com notas de caramelo, frutadas e alcoólicas muito bem equilibradas e em harmonia.
Corpo médio, textura meio cremosa, carbonatação vívida, final bem duradouro, um tanto picante, um tanto amargo e meio seco.
Destaque para a riqueza, complexidade e harmonia das notas do aroma e do sabor.
Cheers!
Fazendo uma comparação este fim de semana entre esta cerveja e a St. Bernardus Abt.12. Eu venho guardando este manjar por 4 anos.
Verteu uma cor de barro com uma espuma fina que reduziu-se a um anel constante.
Boa complexidade de especiarias no nariz. Leve aroma com notas de cacau, alcaçuz, feno, ameixas, baunilha, leve cravo, uva passa e canela.
Sabor com notas de cacau, bastante especiarias (cravo, pimenta branca e preta, gengibre), açúcar invertido, gotas de limão, geleia de laranja, canela, coco, uva passa, rosas, mais caramelo que melaço, suco de maçã verde, madeira e definitivamente rum. Retrogosto seco com um amargor médio e notas de especiarias que perduram.
Margeando corpo robusto com uma carbonatação um tanto efervescente. Álcool de 11,3% é sentido mas está bem inserido no conjunto.
Uma Belgian Dark Strong Ale bem saborosa e com bastante especiarias. Comparando-a com a St. Bernardus e a Westvleteren, achei esta aqui mais picante, doce e alcóolica, mas um pouco menos complexa, especialmente no perfil maltado, perdendo um pouco da diversidade de notas de chocolate e de frutas escuras das outras duas. Desta vez o monge careca levará o trofeu para casa, ou melhor, para o mosteiro.
Ap.3,75 Ar.3,75 Sab.4,25 Sens.4,25 Cj.4,25
Complexidade é a palavra que define esta cerveja. Quadrupel de coloração marrom escura apresentando turbidez, contra a luz podemos observar pequenos sedimentos, creme de boa formação e duração média. Aroma intenso de castanhas, ameixas, passas, e torrefação. Paladar intenso, acompanha o aroma, doce e alcoólico, com final longo, quente e levemente amargo. Cerveja complexa, ideal para se degustar sem pressa.