Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.3 17
Brasil
Bruno Moreno de Brito
Bruno Moreno de Brito
20 de Julho de 2015 5806
(Atualizado: 27 de Setembro de 2015)
Avaliação Geral
 
4.3
Aroma
 
9/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Fundada em 2014, a "Cervejas Sazonais" (razão social) tornou-se uma das mais respeitadas cervejarias artesanais brasileiras ao conquistar o público com rótulos de peso como "Cafuza", "Hop Lover", "Green Dream" e "Hamurabi". A empresa - surgida da união entre os 'homebrewers' Bruno M. de Brito, Luciano Silva e Leonardo Satt - tinha uma linha de trabalho voltada para a criação de rótulos através das marcas "Serra de Três Pontas", "Noturna" e "Prima Satt".

Assim, foi uma surpresa quando em julho de 2015 ela anunciou que estava abrindo mão dos três nomes fantasia para fundi-los sob uma única marca: "Dogma".

Apesar da mudança de nome, o modus operandi continuou o mesmo, seguindo o modelo de 'contract brewing'. Dessa forma, as produções sempre acontecem na fábrica de outras cervejarias, pagando-se então uma espécie de aluguel.

ORFEU NEGRO

Este, que é um dos dois primeiros rótulos a levar a marca Dogma", faz referência à peça "Orfeu da Conceição" de Vinicius de Moraes, expressando o amor absoluto pela arte cervejeira. A receita, produzida nas dependências da cervejaria "Tupiniquim", em Porto Alegre (RS), propõe uma 'Imperial Stout' com amargor de 60 IBU.

Líquido totalmente negro, opaco, impedindo qualquer passagem de luz. Na taça, uma fina camada de espuma marrom escura desaparece rapidamente.

Aroma profundo de maltes escuros, tangenciado por aspectos torrados, caramelados, frutados e acastanhados. Complexo e oblíquo, sob o nariz desfila uma profusão de elementos tais como chocolate, doce de leite, café, pão queimado, baunilha, calda de ameixas secas, banana passa e amêndoas - tudo isso entremeado por um bem colocado'punch' alcoólico com sutil traço de mentol. Impressionante!

Na boca, uma cerveja robusta de estrutura densa e viscosa. Todo o vigor dos maltes, álcool e açúcares proporciona um dulçor intenso marcado por nuances licorosas de cacau, chocolate, bala de café e caramelo. Reminiscências de pão queimado, castanha e baunilha vêm logo abaixo, sublinhando notas de frutas passas como ameixa preta e bananinha. O final segue longo, quente e pastoso - contrapondo uma doçura indulgente em face de um amargor firme de torra e lúpulo. Naturalmente, a 'drinkability' é reduzida.

Uma cerveja para se apreciar lentamente, bebericando enquanto matura as ideias ou assiste o tempo passar. Muito indicada também para a guarda.

Mais um grande acerto dos caras, que estreiam a nova marca já com o pé direito.

Detalhes

Degustada em
26/Setembro/2015
Envasamento
Volume em ml
310 ml
Onde comprou
Doctor Beer, Marília - SP
Preço
R$ 26,90
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se